Cultura indígena terá local de destaque na Rondônia Rural Show 2023

533

A 10ª edição da Rondônia Rural Show contará com a exposição direcionada à cultura e ao trabalho desenvolvido pelos povos indígenas, em um espaço que está sendo construído especialmente para expor suas culturas e tradições.

A construção da Maloca está sendo feita pelo povo Ikoleng Gavião, da Terra Indígena Igarapé Lourdes. “A ideia da construção da Maloca dentro do Centro Vandeci Rack é para mostrar aos visitantes, que essa é identidade dos povos indígenas, que trabalham de forma sustentável na floresta. Estaremos concluindo a construção do espaço na semana que vem”, salientou o cacique José Palahv Gavião.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esse espaço será importante para que os visitantes possam conhecer a produção sustentável dos povos indígenas do Estado. “A Maloca será um instrumento de vitrine, e servirá para mostrar toda cultura e produção que é desenvolvida nas aldeias, fortalecer a comercialização, promovendo alternativas de geração de renda junto aos povos originários, por meio da comercialização de seus produtos e serviços durante a Rondônia Rural Show”, salientou.

Em Rondônia, são mais de 20 organizações indígenas, entre cooperativas e associações, organizadas no interior das terras indígenas e fomentando a produção de café, látex, óleo de copaíba, castanha-do-Brasil, açaí, farinha, comercialização de sementes nativas, agricultura, artesanato, entre outros.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, a construção da Maloca é uma parceria entre diferentes organizações e lideranças indígenas. “Ao final da Feira, todos os materiais e equipamentos utilizados, serão doados às organizações dos povos indígenas, assim como o espaço físico da Maloca, servirá como Centro Cultural dos Povos Indígenas.

A ação tem a expectativa de atender cerca 200 indígenas diretamente e 600 indiretamente, e um público de visitação de aproximadamente mil pessoas”, comentou.

A Rondônia Rural Show Internacional acontecerá de 22 a 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, no município de Ji-Paraná.