Centro de Atendimento Móvel da Setur desenvolve programação para atendimento aos turistas que visitam Rondônia

254

As ações do Governo de Rondônia em prol do turismo tem alcançado resultados positivos para o Estado, que tem potencial para se destacar cada vez mais no cenário turístico brasileiro. Entre elas, está a implantação por meio da Superintendência de Turismo – Setur, do Centro de Atendimento Móvel – CAT que atende turistas que visitam o Estado, inclusive rondonienses interessados no turismo interno.

O projeto, que começou a ser executado em 2022, conta com um veículo equipado para prestar assistência aos turistas que viajam pelo Estado, oferecendo informações sobre os principais pontos turísticos, história, cultura, culinária e belezas naturais de Rondônia. Para o governador Marcos Rocha, o CAT móvel é um meio de fomentar o turismo. “Com o CAT móvel estamos fomentando o turismo e a economia de Rondônia, e também valorizando a cultura regional, mostrando o que nosso Estado tem de melhor”, destacou.

De acordo com o superintendente da Setur Gilvan Pereira, a unidade móvel está sempre em pontos estratégicos, em eventos e ações promocionais, em locais previamente definidos pela Coordenação de Promoção e Eventos. “Vamos aos locais onde estão os turistas que visitam o nosso Estado. O objetivo é munir os turistas com informações sobre atrativos, roteiros turísticos, museus, parque, ecoturismos, balneários, passeios e serviços; distribuindo material impresso como folders, mapas e material de informação e dicas de atrativos turísticos, trazendo visibilidade e atenção para a comunidade, sobre o potencial turístico de Rondônia”, afirmou.

CAT MÓVEL

Ainda de acordo com o superintendente, o projeto CAT Móvel tem gerado impactos positivos no setor turístico de Rondônia, uma vez que tem atraído mais visitantes e fortalecido a economia local. O Centro de Atendimento Móvel já atendeu a centenas de turistas desde a sua criação, em diferentes polos do Estado. No Polo Madeira-Mamoré, a unidade móvel já esteve nos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Candeias. No Polo Vale do Jamari, atendeu o município de Campo Novo de Rondônia. Esteve no Polo Rota das Águas, em Ouro Preto do Oeste. E no Polo Rios de Rondon, já esteve no município de Cacoal.

PROGRAMAÇÃO CAT PORTO VELHO

O CAT móvel já tem programação fixa na terça-feira e quinta-feira percorrendo o Centro Histórico, composto pela Praça das Três Caixas d’água, Museu da Memória Rondoniense – antigo Palácio do Governo, Mercado Cultural, Unir Centro. Na sexta-feira (a cada 15 dias), a unidade móvel fica no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira e Espaço Alternativo. “Estamos com programação para expandir esse atendimento aqui em Porto Velho em novos pontos da cidade, como o Skate Parque, Rodoviária, Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados – Praça CEU, na zona Leste da Capital. Isso mostra que o Governo tem apresentado um grande comprometimento com o desenvolvimento do turismo em Rondônia, tendo em vista que o setor é visto como uma das principais fontes de renda e geração de empregos para a região”, esclareceu.