Governo entrega kits para feirantes e veículos para fortalecimento da assistência à agricultura familiar

146

Para fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e incentivar a geração de renda entre os agricultores familiares, o Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia, entregou nesta sexta-feira, no estacionamento da Emater, 461 barracas e 461 balanças digitais para que os feirantes possam comercializar seus produtos. O material foi adquirido por meio de emenda parlamentar e vem somar às ações de valorização da produção agrícola, incentivando a comercialização de alimentos produzidos pelos produtores rondonienses.

Em 2021, através de projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Estado – ALE/RO, as feiras livres foram consideradas atividades essenciais no Estado. O projeto ganhou apoio do governador Marcos Rocha, que entende que os produtos produzidos pela agricultura familiar são essenciais e complementam uma boa alimentação, sendo importantes também, para o fortalecimento da economia do Estado.

Os investimentos contam com recursos financeiros na ordem de R$ 1.442.682 (um milhão quatrocentos e quarenta e dois mil, seiscentos e oitenta e dois reais) advindos em parte, de emenda do então deputado federal, Mauro Nazif e parte do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, além de contrapartida, da Emater/RO.

De acordo com o presidente da Emater/RO, Luciano Brandão, os 461 kits serão distribuídos em 12 municípios. “Estamos trabalhando para aprimorar a qualidade e higiene dos produtos comercializados”, afirmou.

Além dos kits para feirantes, foram entregues cinco veículos pick-ups utilitários, para serem utilizados nas ações de assistência técnica e extensão rural, com um investimento para sua aquisição na ordem de R$ 505 mil. Estes veículos serão repassados aos escritórios da Emater dos municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Vale do Paraíso, Teixeirópolis e Buritis, dando continuidade às ações que vêm sendo desenvolvidas nessas regiões.

Foram repassados, também aos escritórios regionais da Emater, caixas de som com tripé e microfone sem fio, para auxiliar nas ações dos extensionistas no desenvolvimento das atividades de campo. Cada regional receberá dois kits, cada um deles composto por uma caixa de som, um tripé e dois microfones sem fio, para dar assistência aos escritórios de sua região e fortalecer as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado, para o fortalecimento da agricultura familiar.