Vulcão pode entrar em erupção a qualquer momento no Alasca

O vulcão esta adormecido há mais de um século e atividades sísmicas recentes indicam que ele pode entrar em erupção

122

Um vulcão adormecido no Alasca há mais de um século pode entrar em erupção a qualquer momento, segundo cientistas. O Tanaga, como é conhecido o vulcão, tem altitude máxima de cerca de 1800 metros e está localizado no arquipélago de ilhas vulcânicas Aleutas.

O alerta dos cientistas sobre a possível erupção veio após os seguidos terremotos que têm assolado a região, o mais forte nas últimas 24 horas atingiu magnitude 3,9. Os tremores de terra tem acontecido várias vezes por minuto, e a cada novo que é detectado mais altas se tornam as chances do Tanaga entrar em erupção, segundo Observatório de Vulcões do Alasca.

Os pesquisadores já chegaram a emitir um alerta laranja, o que significa que o vulcão está sob vigilância. 

Outro vulcão na mesma ilha, o Takawangha, a cerca de 8 quilômetros de distância do Tanaga, também está sob monitoramento devido ao aumento de suas atividades. Os pesquisadores ainda não tem certeza de qual dos dois irá entrar em erupção.

A atividade está definitivamente acima do plano de fundo. A sismicidade é elevada e estamos vendo numerosos terremotos perto dos vulcões Tanaga e Takawangha. Isso não significa que uma erupção seja iminente ou que irá ocorrer, mas estamos observando os vulcões de perto em busca de outros sinais de atividade vulcânica ou erupção.

O Tanaga é um estratovulcão, vulcões cônicos de altas altitudes conhecidos por serem os mais mortíferos. No entanto, uma erupção dele, não causaria danos imediatos às pessoas, já que a ilha em que se encontra não é habitada.

Apesar disso, a comunidade de Adak, localizada a cerca de 100 quilômetros do vulcão, poderá ver as cinzas do vulcão. Além disso, as nuvens de fuligem também podem atrapalhar o tráfego aéreo e marítimo.

Últimas erupções do Tanaga

A última vez que o Tanaga entrou em erupção foi em 1914 e os pesquisadores não possuem muitos detalhes do que possa ter acontecido, por isso sua atividade vulcânica ainda é um pouco misteriosa.

As outras vezes que se tem registro do vulcão ter entrado em erupção foram em 1763, 1770, 1791 e 1829. Mesmo sem muitas informações, o US Geological Survey (USGS) aponta que uma possível erupção pode acontecer a partir da abertura do cume ou em uma abertura satélite.

O Observatório de Vulcões do Alasca segue monitorando as atividades do vulcão.