Estudo descobre efeito colateral bizarro de refrigerante em homens

Os efeitos a longo prazo na saúde dos homens ainda não estão claros

151

Que refrigerante faz aumentar um quilinhos a mais todo mundo sabe. Agora, um estudo feito por pesquisadores chineses descobriu outro efeito colateral, dessa vez exclusivo dos homens.

Em teste feito com camundongos machos, eles perceberam que esse tipo de bebida gaseificada pode aumentar os níveis de testosterona, levando a um amento no tamanho dos testículos.

Estudo descobre efeito colateral bizarro de refrigerante em homens

A pesquisa, publicada na revista Acta Endocrinol, testou os efeitos das bebidas gaseificadas em mais de 100 camundongos por 15 dias. Alguns dos animais foram mantidos em gaiolas com Coca-Cola e outros com Pepsi – em diferentes níveis de concentração.

E um grupo separado de camundongos foi usado como controle e recebeu água pura.

A massa dos testículos dos camundongos foi significativamente maior nos grupos que beberam Coca-Cola e altas concentrações de Pepsi do que no grupo controle.

Os camundongos que receberam Coca-Cola pura e Pepsi também apresentaram níveis mais altos do hormônio masculino do que o grupo de controle.

“Os resultados demonstraram que uma alta dose de Pepsi ou Coca-Cola pode promover o crescimento e desenvolvimento dos testículos”, escreveram os autores.

Os efeitos a longo prazo das bebidas gaseificadas na massa testicular e na produção de testosterona também não são claros.

Outros efeitos colaterais dos refrigerantes

Mas esses não foram os únicos efeitos negativos da bebida. Os especialistas apontaram que beber muito refrigerante pode aumentar o risco de várias doenças de longo prazo, como obesidade , diabetes e câncer.

Estudos anteriores também já apontam para um efeito negativo na fertilidade feminina. Em teste com camundongos, foi observado que a bebida encolhe o tamanho de ovários.