Pegada gigante de dinossauro é descoberta no Reino Unido

Cálculos indicam que pé do megalossauro tinha 80 centímetros ao menos

156

Uma pegada pode contar uma história. Durante a era jurássica, há cerca de 166 milhões de anos, um enorme dinossauro carnívoro passeou pelo que hoje é a moderna Yorkshire, na Inglaterra.

A certa altura, talvez tenha se agachado e depois se levantado, deixando para trás pegada verdadeiramente gigantesca.

Uma equipe de pesquisadores publicou um artigo sobre a pegada na revista Proceedings of the Yorkshire Geological Society na última quinta-feira (16).

A impressão de três dedos mede 80 centímetros de comprimento. É o maior de seu tipo já encontrado em Yorkshire. O dono do pé era um terópode carnívoro, do qual o Tiranossauro rex é um exemplo famoso.

“Não podia acreditar no que estava vendo, tive que olhar duas vezes”, disse a arqueóloga Marie Woods em comunicado da Universidade de Manchester. “Vi algumas impressões menores quando saía com amigos, mas nada como isso.” Woods, que avistou o fóssil por acaso, é coautor do estudo.

A pegada é achado raro em Yorkshire, com apenas seis pegadas semelhantes encontradas na área. Uma análise da impressão sugere que o dinossauro era um tipo de megalossauro, grande comedor de carne conhecido por rondar a Inglaterra durante o Período Jurássico. Pode ter tido altura do quadril de até três metros.

Outro co-autor do estudo, Dean Lomax, da Universidade de Manchester, disse que uma análise do ângulo da pegada, forma e impressões das garras mostra que o dinossauro pode ter se agachado antes de se levantar.

Uma única impressão dificulta saber ao certo o que o dinossauro estava fazendo. “É divertido pensar que este dinossauro poderia muito bem estar passeando por uma planície costeira lamacenta em uma preguiçosa tarde de domingo no Período Jurássico”, disse Lomax.

A pegada corria o risco de ser danificada por erosão ou ação das marés, então especialistas a coletaram e a transportaram para o Scarborough Museum and Galleries, no Reino Unido, onde se espera que ela seja exibida ao público assim que o trabalho de conservação for concluído.