Fortes chuvas deixam dezenas de mortos no litoral de SP

O município de São Sebastião foi atingido por 60 centímetros de chuva em 24 horas

163

No final de semana de carnaval inundações e deslizamentos de terra deixaram pelo menos 36 mortos após chuvas torrenciais atingirem o litoral de São Paulo.

Imagens assustadoras do município de São Sebastião veiculadas na TV e nas redes sociais mostram bairros inteiros debaixo d’água, casas destruídas, encostas varridas pela lama, rodovias inundadas e muitos danos.

  • Até o momento, 35 pessoas morreram em São Sebastião, informa o governo do estado. 
  • A morte de uma menina também foi registrada na cidade de Ubatuba.
  • Em meio à perda e a devastação, um menino de dois anos e uma mulher que estava dando à luz foram resgatados com vida.
  • O chefe da defesa civil estadual, Henguel Pereira, disse à Folha de São Paulo que infelizmente mais mortes serão registradas nos próximos dias.
  • Por enquanto, ainda não há um número exato de feridos e desaparecidos.
  • 228 pessoas estão desabrigadas e 338 foram evacuadas da região por precaução.

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou estado de emergência em cinco cidades e liberou quase R$ 8 milhões para as operações de resgate.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já confirmou no Twitter que vai visitar a região nesta segunda-feira (20). Lula também declarou que o governo trabalhará para “cuidar dos feridos, procurar pessoas desaparecidas e restaurar estradas, energia e telecomunicações”. Os eventos de carnaval em São Sebastião e demais lugares atingidos pela chuva foram cancelados.

O município de São Sebastião, que fica a 200 quilômetros ao norte da capital, recebeu um recorde de 60 centímetros de chuva em 24 horas, revelaram as autoridades da cidade — mais que o dobro do valor que normalmente cai em um mês.

“Ainda não avaliamos a escala dos danos. Estamos tentando resgatar as vítimas”, disse o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto. “Estamos trabalhando em cerca de 50 residências que desabaram com a força da água e ainda há pessoas soterradas”, disse à Globonews.

Soldados e mais de 100 bombeiros estão trabalhando no local com o auxílio de helicópteros.