IR 2023: Informe de Rendimentos do INSS já está disponível

Documento pode ser acessado pelo site ou aplicativo ‘Meu INSS’

149

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já liberou o extrato para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2023. O documento está disponível para download no site ou aplicativo do INSS. 

  • O documento informa os rendimentos recebidos pelos beneficiários no último ano; 
  • O acesso deverá ser feito por meio do login com dados do Gov.br; 
  • Após login, basta digitar “Extrato de Imposto de Renda” na barra “Do que você precisa?” e emitir o documento. 

“O cidadão não precisa comparecer a uma agência do INSS para conseguir seu extrato, uma vez que o documento pode ser baixado diretamente pela internet”, informou o instituto. Contudo, o declarante que preferir também pode pedir o informe ao banco onde recebe seu benefício. 

Imposto de Renda

Prazo de entrega da declaração do IR será maior em 2023 

A Receita Federal anunciou na terça-feira (14) que o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023 será maior: a contagem começa no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio. 

O prazo antigo de entrega terminava no fim de abril, como ocorreu no ano passado. Agora, os contribuintes terão mais um mês para conseguir apresentar o documento sem atraso. A Receita diz que a alteração também vai permitir que mais brasileiros aproveitem as vantagens da declaração pré-preenchida — modelo preenche quase toda a declaração de forma automática. 

Em 2022, a declaração pré-preenchida foi disponibilizada para todos os contribuintes com conta gov.br nível ouro ou prata (confira aqui como subir de nível).