O estranho plano dos cientistas para impedir o aquecimento global

A ideia consiste em instalar canhões de poeira na lua. A ideia pode soar bizarra, mas pode fazer sentido para controlar o aquecimento global

142

Autoridades alertam que as mudanças climáticas têm elevado as temperaturas do planeta de tal forma que caso não haja um freio,  a existência de vida na Terra pode ser colocada em xeque no futuro. Pensando nisso, uma equipe da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, desenvolveu um plano bem maluco para proteger a Terra do aquecimento global. 

Segundo o artigo recentemente publicado na revista PLOS Climate, umas das soluções para controlar o aquecimento global seria a de atirar poeira lunar no espaço para proteger a Terra da incidência solar.

A ideia é instalar enormes canhões na superfície da Lua para lançar poeira, que entraria em órbita entre o Sol e a Terra, e evitaria que a radiação solar aumentasse fenômenos como o efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global. 

A ideia de lançar partículas na estratosfera terrestre para sombrear o planeta é no mínimo intrigante, e já tem se mostrado bastante controversa entre os cientistas. Eles apontam que o plano pode trazer consequências desconhecidas para Terra além de existirem formas melhores de reduzir o aquecimento global. 

Por meio de simulações, os pesquisadores observaram que grandes quantidades de poeira lunar em órbita ao redor da Terra poderiam reduzir entre 1% e 2% a incidência de luz solar no planeta.

Não podemos, como humanidade, abandonar nosso objetivo principal de reduzir as emissões de gases de efeito estufa aqui em nosso planeta. Esse deve ser o primeiro trabalho. Nossa ideia é uma contribuição para a mitigação das mudanças climáticas.

Outras ideias

Essa não foi a primeira vez que cientistas deram ideias bizarras para colocar coisas entre o céu e a Terra para reduzir o aquecimento global.

  • Em 1989, um grupo de cientistas do Lawrence Livermore National Laboratory sugeriu que fosse colocado um escudo de vidro gigantesco, com mais de 400 quilômetros, a fim de refletir os raios solares.
  • Em 2006, a proposta foi de colocar um grande número de espaçonaves minúsculas, ou até mesmo bolhas espaciais, na frente do sol, para elas atuarem como um guarda-sol. 

Mesmo que continue sendo estranha, a ideia de lançar poeira lunar no espaço para reduzir o aquecimento global é teoricamente mais simples do planos que pretendem posicionar objetos como espelhos ou naves em torno da Terra.

Nós realmente nos concentramos na poeira lunar porque ela é simplesmente antiga e não tem qualquer indicação de que possa sofrer transformações: é um material estável.