Planeta com quase o mesmo tamanho da Terra é encontrado bem perto

O exoplaneta K2-415b está a apenas 72 anos-luz de distancia da terra e é so um pouco maior que nosso planeta

155

Um exoplaneta quase do tamanho da Terra foi encontrado recentemente orbitando uma estrela relativamente perto, a K2-415. O seu estudo pode ajudar a entender como planetas desse tamanho se formam e evoluem de formas semelhantes e diferentes do que aconteceu no nosso sistema solar.

  • O exoplaneta está um distância de 72 anos-luz da Terra
  • Orbita uma estrela anã M5 (fria) e que possui apenas 16% da massa do Sol
  • Seu raio é 1,015 vezes o da Terra sua massa é cerca de 3 vezes maior
  • Leva em torno de 4 dias para completar uma volta em sua estrela

Segundo os astrônomos, o exoplaneta chamado K2-415b é um alvo interessante de estudo devido a estar orbitando uma estrela relativamente pequena quando comparada ao seu tamanho. Por isso eles pretendem fazer acompanhamentos adicionais no planeta, como observar a velocidade radial e a espectroscopia de trânsito. 

Pequenos planetas em torno de anãs M são um bom laboratório para explorar a diversidade atmosférica de planetas rochosos e as condições nas quais um planeta terrestre habitável pode existir

Teruyuki Hirano, líder da pesquisa que descobriu o planeta e astrônomo do Centro de Astrobiologia do Japão, em resposta a Science Alert.

A descoberta do exoplaneta será publicada no The Astronomical Journal mas já está disponível no servidor de pré-impressão arXiv.