Nova gestão da Saúde de Vilhena reestrutura Instituto do Rim visando mais atendimentos de cirurgias urológicas

0
126

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), juntamente com a nova equipe da Santa Casa de Chavantes, realizaram a compra de novos equipamentos para a realização de ureterolitotripsia, que são as cirurgias para tratamento de cálculos renais e ureterais. Investimento em materiais supera R$ 1,5 milhão, e equipamentos foram entregues ao longo desta semana, estando aptos para o uso.

Segundo o diretor da Santa Casa de Chavantes, Anis Ghattás Mitri Filho, os novos aparelhos possibilitam a realização de cirurgias invasivas para a retirada dos cálculos renais. “Devido a irresponsabilidade de gestões anteriores da unidade hospitalar de Vilhena, estávamos há um bom tempo sem realizar estas cirurgias, pois haviam sido suspensas pela falta desses aparelhos, inclusive, em alguns casos, os pacientes chegaram a perder o rim, uma lástima”, destaca Anis.

Durante esta semana, a equipe realizou toda a reforma estrutural do prédio do Instituto do Rim, e recebeu mais equipamentos, que incluem trinta e seis novas máquinas de hemodiálise, duas máquinas de osmose e outras trinta e cinco poltronas, além dos equipamentos cirúrgicos para a realização de ureterolitotripsia.

Richael Costa, secretário municipal de Saúde, aponta que a Saúde de Vilhena já retomou os procedimentos cirúrgicos. “Este é um dos problemas que estamos resolvendo, com este maquinário, retomamos os procedimentos cirúrgicos, e estimamos realizar de 30 a 40 cirurgias renais ao mês, que em um futuro próximo, colaborará para zerar toda a demanda reprimida”, aponta o secretário.

Flori Cordeiro, prefeito de Vilhena, enfatiza que a equipe de urologia de Vilhena é referência no Estado. “Todos os servidores que atuam em cirurgias urológicas, são profissionais excelentes, exemplos para todo o Estado de Rondônia, mas que infelizmente não conseguiam empenhar o trabalho de forma eficaz, por simplesmente não ter os equipamentos necessários para trabalhar. Estamos nos esforçando para que todos estes problemas sejam resolvidos o quanto antes. Prefeitura e Santa Casa estão com um só objetivo, dar a saúde que nossa população merece”, finaliza o prefeito.

Mais informações sobre a Saúde em Vilhena, podem ser obtidas através do telefone e WhatsApp da secretaria, pelo número (69) 3322-2945.