Educação Ambiental aos Povos Indígenas: Sedam faz visita a Aldeia Karitiana em Jaci-Paraná

0
153

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, juntamente com a Coordenadoria de Educação Ambiental – Ceam, e a Coordenadoria de Povos Indígenas – Copin, participaram de uma assembleia realizada na Aldeia Karitiana, em Porto velho. O objetivo da assembleia foi tratar das ações sobre educação ambiental, demonstrando a importância da Sedam nesta proximidade.

A Copin, conjuntamente com a Ceam, trabalham juntas na busca de levar educação ambiental às aldeias indígenas do estado. A visita serviu para que fosse repassada a importância da participação coletiva dos indígenas, incentivando o cuidado e preservação das florestas, fauna e flora. O trabalho é desenvolvido não só para levar educação ambiental a eles, mas também serve de incentivo às práticas realizadas na aldeia, promovendo a divulgação da cultura e empreendedorismo, apoiando a produção e comercialização do artesanato produzido na aldeia, respeitando e valorizando a preservação do local em que vivem, sobretudo ao meio ambiente. 

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca a importância da Sedam na proximidade aos povos indígenas no repasse dos cuidados em relação ao meio ambiente. “Para o povo tradicional que vive e tem contato constante com o meio ambiente, a educação ambiental não pode ficar ausente. É um trabalho que só tem a acrescentar na vida dos indígenas”, completou.

Em conversa com os indígenas, a coordenadora da Ceam, Deigna Oliviak, destacou o trabalho da coordenadoria em realizar a ação de conscientização e prevenção do meio ambiente nas comunidades indígenas, e de como o desenvolvimento ambiental é importante para eles, podendo ajudar em seus trabalhos artesanais que são confeccionados dentro de sua aldeia. Os Karitianas são, ainda hoje, agricultores, caçadores e pescadores, sendo a agricultura a principal forma de produção. Alimentos como macaxeira, milho, arroz, feijão e café são cultivados em terras aos arredores de sua aldeia.