ChatGPT bate recorde como plataforma com crescimento mais rápido da história

Com alta demanda, relatório apontou que base de usuários aumentou exponencialmente

149

De acordo com uma nota de pesquisa do banco de investimento UBS (Union de Banques Suisses), o ChatGPT alcançou cerca de 100 milhões de usuários mensais ativos no mês passado, apenas dois meses após o lançamento, ganhando o posto de “aplicativo de consumo com crescimento mais rápido da história”. 

“Em 20 anos seguindo o espaço da Internet, não podemos nos lembrar de um salto mais rápido em um aplicativo de internet do consumidor”, disseram analistas da UBS, em nota, à Reuters

Segundo o pesquisador do UBS Lloyd Walmsley, a fim de comparação, o TikTok levou nove meses para atingir 100 milhões de usuários mensais, e o Instagram cerca de 2,5 anos. Os dados apontados pelo UBS, analisados pela Similar Web, revelou que cerca de 13 milhões de visitantes únicos usaram o ChatGPT diariamente em janeiro, dobrando o número de usuários que acessaram em dezembro de 2022. O ChatGTP foi oficialmente lançando em 30 de novembro de 2022. 

O que é o ChatGPT? 

O ChatGPT é um modelo de linguagem treinado com uma variedade de tópicos e estilos. Criado pela OpenAI, ele consegue gerar textos escritos naturalmente de forma coerente — pelo menos, na maior parte das vezes. Porém, é possível que futuramente ele possa inclusive usar microfone e alto-falante para se comunicar, como uma evolução do que entendemos de assistentes virtuais. 

Em resumo, para você que tem pressa: 

  • ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial. 
  • O serviço é gratuito. 
  • Embora o serviço seja oferecido em inglês, você pode conversar com o robô em português. 

Gratuito? OpenAI lança versão paga 

Na quarta-feira (1), a OpenAI, dona da ferramenta, lançou o ChatGPT Plus, versão paga que trará benefícios exclusivos ao assinante. Segundo a empresa, assinando o ChatGPT Plus a US$ 20 por mês (aproximadamente R$ 100 na conversão atual), o usuário terá prioridade de acesso ao chatbot, mesmo durante os horários de pico, nos quais usuários não-assinantes devem aguardar.