WhatsApp libera recurso que permite grupos de 5 mil pessoas no Brasil

Polêmico, WhatsApp havia anunciado que recurso só seria lançado depois das eleições. Novidade pode reunir até 5 mil pessoas em um 'grupo'.

154

O WhatsApp anunciou que o “Comunidades” está sendo lançado nesta quinta-feira (26) no Brasil. A novidade permite agregar vários grupos em um espaço compartilhado, permitindo enviar avisos a milhares de pessoas ao mesmo tempo.

O Comunidades é um recurso que gerou polêmicas no Brasil ao longo de 2022. Isso porque a empresa havia anunciado ele durante o período eleitoral.

Segundo o WhatsApp, os usuários podem “adicionar até 5 mil membros a um grupo de comunicados” e atender pequenos grupos com o mesmo interesse, como escolas, membros de congregações religiosa, moradores de um mesmo condomínio ou até mesmo empresas.

Como criar uma Comunidade

Por enquanto, nem todo mundo terá acesso ao recurso. “Ele começa a ser liberado hoje e é gradual, como em todos as funcionalidades novas que lançamos”, disse a empresa ao g1. Veja como criar:

  • No Android vá em “Mais opções” (três pontinhos). Se você usa iPhone (iOS), toque em “Nova conversa”;
  • Toque em “Nova comunidade” (no iPhone, você ainda deve clicar em “Começar”, depois);
  • Adicione o nome da comunidade, a descrição e a foto de perfil;
  • Toque no ícone de seta verde (no Android) ou em Seguinte (no iPhone) para adicionar grupos existentes ou criar um grupo.

Recurso gerou polêmica

Ele foi anunciado em abril de 2022 e gerou polêmicas no Brasil, já que o anúncio ocorreu no período eleitoral.

Em maio, o WhatsApp respondeu ao MPF que a implementação da ferramenta não tinha data definida e que “decidiu implementar essa funcionalidade somente após eventual segundo turno das eleições de 2022”.

Depois, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo recomendou que a empresa lançasse o Comunidades apenas em janeiro de 2023.