As fotos da Starship, nave que a SpaceX vai usar em viagens ao redor da Lua

Empresa de Elon Musk divulgou imagens do veículo espacial em sua plataforma de lançamento no Texas, nos EUA. Primeiro voo de testes para a órbita da Terra acontecerá nas próximas semanas.

156

A SpaceX, empresa de foguetes de Elon Musk, divulgou na quinta-feira (12) novas imagens da nave Starship, que será usada em voos ao redor da Lua. Ela fará a sua primeira viagem de testes à órbita da Terra nas próximas semanas, mas ainda não há uma data definida.

As imagens mostram a nave na plataforma de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. Segundo a empresa, sua equipe está fazendo vários experimentos, incluindo controle dos motores do foguete de propulsão.

Primeiro voo de teste da Starship para a órbita da Terra acontecerá ainda no começo do ano — Foto: Divulgação/SpaceX

Nave Starship e foguete Super Heavy somam 120 metros de altura — Foto: Divulgação/SpaceX

O novo veículo espacial inclui dois componentes: a cápsula Starship, que transportará a tripulação e a carga, e o foguete Super Heavy, usado na primeira parte do voo. Eles somam cerca de 120 metros de altura (veja mais ao final do texto).

Segundo a Reuters, a Starship deverá ser a nave espacial mais poderosa da história, capaz de levar 100 toneladas em carga para a órbita terrestre.

Durante as missões, os motores da Starship entrarão em ação depois que ela for levada a uma altitude de 65 km pelo foguete Super Heavy, que, então, se separa da nave e volta para o solo em um pouso controlado.

Os voos de teste com a Starship começaram em 2019, mas o primeiro pouso com sucesso aconteceu apenas em maio de 2021. O veículo explodiu em quatro tentativas anteriores.

Caso o voo da nave para a órbita terrestre seja bem-sucedido, a SpaceX poderá abrir caminho para a sua primeira missão em torno da Lua. A dearMoon, como é chamada, deverá levará o empresário japonês do ramo da moda, Yusaku Maezawa, e outros 10 artistas para o espaço ainda em 2023.

Equipe da SpaceX fará alguns experimentos com a Starship antes do primeiro voo de testes da nave para a órbita terrestre — Foto: Divulgação/SpaceX
Como será o dearMoon, primeiro voo da SpaceX ao redor da Lua — Foto: Wagner Magalhães/g1