CES 2023: Google apresenta novidades para o ecossistema Android

Trabalho em conjunto com Spotify e outros recursos prometem melhorar a experiência de seus usuários por meio da integração de dispositivos Android

166

O Google apresentou nesta quinta-feira (5), durante a CES (Consumer Eletronics Show) em Las Vegas, EUA, uma série de novos recursos que pretende tornar a experiência dos usuários Android mais prática e fluida em seu dia a dia.

Confira os principais anúncios do Google na CES 2023 abaixo:

Imagem: Reprodução/Shutterstock

Entre as novidades apresentadas pelo Google no evento, foi anunciada uma parceria com o Spotify para a integração de dispositivos Android, para que os usuários possam escutar suas músicas e podcasts sem interrupções ao longo do dia. Além disso, a empresa exibiu novos recursos no Android Auto e novas notificações para mudanças de dispositivos.

Audição ininterrupta com Android e Spotify

A partir deste ano, os usuários dos dispositivos Android vão ter novas experiências com entretenimento, uma vez que, em parceria com o Spotify, o sistema vai oferecer uma experiência de audição sem interrupções.

Para o Android 13, lançado no ano passado, foi disponibilizado um novo reprodutor de mídia atualizado na tela de bloqueio do smartphone, que permite selecionar rapidamente em quais dispositivos integrados Bluetooth ou Chromecast compatíveis reproduzir seu conteúdo – atualmente disponível com YouTube e YouTube Music. Além disso, será possível alternar facilmente a reprodução entre qualquer dispositivo Spotify Connect no tocador de mídia do Android.

Novas notificações de mídia

Nos próximos meses, também será possível explorar uma nova maneira de seu conteúdo de áudio te acompanhar ao longo do dia. Com as notificações nos dispositivos, o usuário poderá tocar para começar a ouvir um podcast no carro, continuar com fones de ouvido pelo telefone e terminar na TV de casa. Junto com o Spotify e o YouTube Music, notificações serão utilizadas para ajudar os usuários a aproveitar o conteúdo transmitido a partir do dispositivo mais adequado disponível no momento.

Novo Android Auto

A nova experiência do Android Auto começa a ser lançada com mais personalização e alterações de design que priorizam três objetivos importantes para os motoristas: a navegação em direção ao destino desejado, a comunicação com amigos e familiares e a reprodução de suas músicas ou podcasts.

Diante disso, para trazer o melhor do Android para a direção, serão introduzidos novos recursos do Android Auto, incluindo chamadas do WhatsApp e atalhos na tela. O compartilhamento de chaves digitais do carro para os telefones Samsung chegará em breve e os usuários da Xiaomi poderão usar e compartilhar suas chaves ainda este ano.

Mapa HD do Google

Enquanto isso, o novo mapa HD do Google será disponibilizado para as montadoras que usam o Google Automotive Services, começando com o Volvo EX90 e o Polestar 3. O mapa HD fornece detalhes precisos da estrada, como marcadores de faixa, sinais e barreiras rodoviárias a fim de oferecer suporte à tecnologia de direção autônoma e assistida das montadoras. O objetivo é promover uma condução mais segura e mais mãos-livres em estradas selecionadas.

google

Atualizações e métricas sobre o crescimento do Android com recursos e parceiros

Além das novidades em recursos para Android, o Google também divulga algumas informações sobre o uso das tecnologias lançadas nos últimos anos. Desde maio de 2021, há um número três vezes maior de relógios e outros dispositivos Wear OS ativos. Já em 2022, o Pareamento Rápido (Fair Pair) foi usado mais de 320 milhões de vezes para encontrar e conectar-se instantaneamente com acessórios próximos. Existem agora mais de 150 milhões de dispositivos Google TV ativos mensalmente; os novos dispositivos lançados este ano incluem a TCL Q-Series TV e as linhas Hisense ULED TVs, Laser TVs e Laser Cinema.