AO VIVO – Acompanhe a posse do presidente Lula

195
Apoiadores do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se reúnem antes da cerimônia de posse, Luiz Inácio Lula da Silva

Congresso dá posse a Lula

video
play-sharp-fill
Lula quebra protocolo e assina termo de posse com caneta que ganhou de apoiador em 1989

Presidente da República diz que recebeu caneta em 1989 para ‘assinar a posse’ caso ganhasse naquele ano, mas não a usou nas posses de 2002 e 2006. Termo de posse foi assinado no Congresso.

“Eu estou vendo aqui o ex-governador do Piauí, companheiro Wellington, eu queria contar uma história. Em 1989, eu estava fazendo comício no Piauí. Foi um grande comício, depois fomos caminhar até a igreja São Benedito. Ao terminar o comício, um cidadão me deu essa caneta e disse que era para eu assinar a posse, se eu ganhasse as eleições de 1989.”

“Eu não ganhei as eleições de 1989, não ganhei em 1994, não ganhei em 1998. Em 2002, eu ganhei as eleições e, quando cheguei aqui, tinha esquecido a minha caneta e usei a do senador Ramez Tebet.”

“Em 2006, assinei com a caneta aqui do Senado. Agora, eu encontrei a caneta. E essa caneta aqui, Wellington, é uma homenagem ao povo do Piauí”, relatou Lula.

Lula e Alckmin são empossados

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, acaba de proclamar empossados o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin. Lula foi aplaudido no Plenário da Câmara, que está lotado. Logo depois, o primeiro-secretário do Congresso, deputado Luciano Bivar (União-PE), fez a leitura do Termo de Posse, que foi assinado por Lula, Alckmin e pelos integrantes da Mesa.

O mandato dos dois vai até 4 de janeiro de 2027

Pacheco faz homenagem a Pelé e Papa Bento XVI

No início da sessão solene de posse, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fez uma homenagem a Pelé e ao Papa Bento XVI. Ele pediu um minuto de silêncio em homenagem ao rei do futebol e ao papa emérito. Pelé morreu na última quinta-feira (29) e Bento XVI morreu nesse sábado (31).

Começa sessão solene da posse presidencial

Começou agora há pouco a sessão solene do Congresso Nacional para a posse do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin. Eles passaram pelos corredores do Congresso, em meio a muitos cumprimentos de autoridades estrangeiras, ministros, senadores e deputados. No Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, Lula e Alckmin vão assinar o termo de posse e fazer o compromisso constitucional. Lula e o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, vão discursar.