Ji-Paraná: Semasf inicia atividades de 2023 com a Campanha Janeiro Branco

O objetivo da campanha é chamar a atenção para questões e necessidades em que as pessoas estão inseridas no dia a dia e como elas reagem quando confrontadas.

216

Ações visam a conscientização e prevenção da saúde mental e emocional

Estão programadas para Ji-Paraná rodas de conversas, momentos de devocional e reflexão da Campanha Janeiro Branco, mês da Conscientização, Divulgação, Prevenção, Tratamento e Promoção do Bem-Estar Mental e Emocional. O público alvo são os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).

O objetivo da campanha é chamar a atenção para questões e necessidades em que as pessoas estão inseridas no dia a dia e como elas reagem quando confrontadas. A iniciativa é desmistificar tabus e envolver temas que possam inspirar a escrever e a reescrever suas próprias histórias. Tratar assuntos e dar importância aos sentimentos das pessoas, e não simbolizar como uma fraqueza.

“Como se inicia um novo ano, normalmente, as pessoas buscam mudar hábitos e planejam novos ciclos. O fortalecimento de vínculos é fundamental para que as pessoas com dificuldades possam procurar ajuda”, afirmou a coordenadora do Programa Famílias Fortes da Semasf e responsável pela Campanha Janeiro Branco, Vanusa Fernandes.

Com o tema “Saúde mental não pode passar em branco”, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Semasf, inicia, na primeira semana de 2023, as ações que vão ocorrer com os funcionários das unidades dos Cras e no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também está preparando um cronograma de ações promovidas durante a Campanha Janeiro Branco. As atividades serão realizadas pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) e o Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC).

FOTOS: Acervo CCS