Representantes das prefeituras de Ouro Preto do Oeste e Jaru discutem Pnatrans e Municipalização com o Detran

Os municípios que já aderiram à municipalização de trânsito estão recebendo exemplares atualizados de Código de Trânsito Brasileiro – CTB, a distribuição conta com a parceria da Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, Conselho Nacional de Trânsito – Contran, Fundação Mapfre e Detran Rondônia.

65
Detran Rondônia busca alinhar ações efetivas com os municípios para um trânsito mais seguro
Detran Rondônia busca alinhar ações efetivas com os municípios para um trânsito mais seguro

Buscar alinhamento com as prefeituras para discutir e implantar ações efetivas para conter a violência no trânsito, é uma das medidas que vem sendo realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia. Na quinta-feira, 1°, a diretora-geral adjunta da Autarquia, Benedita Aparecida de Oliveira esteve reunida com autoridades municipais de Ouro Preto do Oeste e Jaru.

Na cidade de Ouro Preto do Oeste, a reunião foi com o secretário Municipal de Administração, Marcio Rozano de Brito, com a diretora Municipal de Trânsito, Paula Cristina da Silva Rosa e com a assessora jurídica, Chaynne Kelly Gomes Ferreira. O município aderiu à municipalização e em breve estará interligado ao Sistema Nacional de Trânsito – SNT.

Municipalização traz benefícios ao Poder Executivo que será interligado ao Sistema Nacional
Municipalização traz benefícios ao Poder Executivo que será interligado ao Sistema Nacional

Benedita Oliveira explica que, integrar o município ao SNT traz muitos benefícios, pois o Poder Executivo passa a fazer o planejamento, operação e fiscalização da cidade, gerindo conforme a realidade de sua localidade, “essas medidas vão refletir na diminuição de acidentes, envolvendo veículos roubados ou adulterados, sem falar na melhoria da mobilidade urbana e trazendo segurança à população”, ressaltou a diretora adjunta do Detran.

Na cidade de Jaru, a reunião foi com o diretor Municipal de Trânsito – Demtran, Neir Antônio de Carvalho e com a chefe da Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran local, Miriam Gomes Sudário Fontini e o vereador, Rafael Lopes Vaz, também debateram sobre a municipalização. Outro tema discutido com as autoridades foi o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans.

Benedita de Oliveira é responsável por coordenar o Pnatrans em Rondônia, e falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas juntamente às instituições do Poder Público, iniciativa privada e sociedade. A diretora adjunta do Detran é especialista em trânsito e ressaltou a importância da participação de todos no desenvolvimento dos pilares do Pnatrans, que prevê redução de sinistros de trânsito.

Os municípios que já aderiram à municipalização de trânsito estão recebendo exemplares atualizados de Código de Trânsito Brasileiro – CTB, a distribuição conta com a parceria da Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, Conselho Nacional de Trânsito – Contran, Fundação Mapfre e Detran Rondônia. O CTB foi sancionado através da Lei n° 9.503 em 1997. Autoridades de trânsito e condutores de veículos devem ficar atentos as alterações do CTB.