Copa Zico tem início em Porto Velho

Partidas da primeira etapa acontecem no CT do Rondoniense Social Clube, na zona Leste da capital

171
Participam atletas do Talentos do Futuro da capital, distritos da BR e baixo Madeira
Participam atletas do Talentos do Futuro da capital, distritos da BR e baixo Madeira

Pertinho do campo, sentada em um banco, estava a promotora de vendas Elisângela Souza. O local é o Centro de Treinamento do Rondoniense Social Clube, onde acontecem as competições da Copa Zico, e o filho dela, Eriel Isaías, 11 anos, está jogando futebol e apostando na possibilidade de ser reconhecido por um olheiro.

A promessa é que os destaques sejam selecionados e integrem a base de grandes equipes do Rio de Janeiro, onde fica a organização do torneio – que chegou à Porto Velho através da Secretaria de Esporte e Lazer do Município (Semes), junto aos parceiros, e do programa Talentos do Futuro. A Copa conta com o patrocínio da Urbano Norte.

Elisângela está na torcida pelo filho que joga na competição
Elisângela está na torcida pelo filho que joga na competição

“Minha família é amante do esporte. Eu já joguei futebol, meu esposo tem um primo que joga no Japão e o Eriel sempre foi empolgado demais pra jogar. Ele faz parte do Talentos do Futuro, joga duas vezes por semana, e o mais legal disso tudo é que além de ser acompanhado no rendimento escolar para assim participar do programa, ele agora tem a chance de participar de um torneio que pode levar ele adiante nesse sonho, que toda a família sonha junto”, conta Rosângela.

A Copa Zico, além da organização nacional, tem a estrutura e o apoio da Prefeitura de Porto Velho em todos os jogos, que começaram na manhã desta quarta-feira (30) e terminam no dia 14 de dezembro.

Ivonete Gomes, secretária da Semes, fala que a expectativa é que essas crianças sejam reveladas como talento tanto dentro como fora de campo. “Assim como é a expectativa deles, nós temos a vontade e o objetivo de que essas crianças sejam reveladas como talentos, que Porto Velho tem atletas muito bons e que isso possa render bons frutos para todos eles lá no futuro. Além disso, um objetivo que tem sido atendido é a presença dos pais no dia a dia dessas crianças, tanto no acompanhamento escolar, critério para eles estarem aqui (bom rendimento) quanto nas partidas”, resumiu a secretária.

HISTÓRICO DA COMPETIÇÃO

A Copa Zico existe há mais de 20 anos e o objetivo é dar às crianças, que não tem acesso aos grandes clubes, a oportunidade de mostrar o seu futebol, serem reconhecidas como verdadeiros talentos. “É tudo isso e mais um pouco, tanto que a ideia da nossa Copa em conjunto com a coordenação local, junto à coordenação do Rio de Janeiro, que vai contar com a presença do Zico no dia 14, é levar os atletas de destaque para ter uma oportunidade em outro estado”, explicou o coordenador nacional da competição, Thiago Augusto.

E por falar no Zico, além de ir embora para jogar em um clube grande, essa tem sido a outra motivação dos pequenos atletas. “Sou flamenguista, gosto de futebol desde pequeno e eu também quero chegar no meu sonho, que é jogar num time grande. Gostei de estar aqui na Copa, espero que tenha sorte e que veja o Zico na final”, diz o atleta Vitor Emanuel, de 13 anos.

Texto: Larissa Vieira
Foto: Wesley Pontes