Ji-Paraná: Poeira Zero pavimentou mais de 50 quilômetros de ruas e avenidas

Primeira meta é batida, com ações nos principais bairros de Ji-Paraná

179

O Programa Poeira Zero superou a marca de 50 quilômetros de ruas e avenidas pavimentadas, em 2022, batendo a primeira meta e se aproximando do objetivo da Prefeitura de Ji-Paraná de asfaltar 60 quilômetros de vias neste ano. Prioridade da administração do Prefeito Isaú Fonseca, a ação de melhoria da malha viária é executada pelo município, em parceria com o Tchau Poeira, do governo de Rondônia.

Iniciado em fevereiro de 2022, com a preparação de base em ruas do bairro Riachuelo, no 2º distrito, as obras já superaram a marca de 50 quilômetros de asfaltamento em Ji-Paraná. As ações fazem parte do pacote de melhorias da infraestrutura urbana, que conta ainda com o serviço de recapeamento das principais ruas e avenidas.

De forma a garantir asfalto de qualidade, o processo de pavimentação adotado pela Prefeitura de Ji-Paraná começa com o rebaixamento e nivelamento de solo, retirando camada de terra de 45 cm que, em seguida, é substituída por 20 cm de pedra rachão, 20 cm de brita graduada simples (BGS), compactação e pavimentação asfáltica com o concreto betuminoso a quente (CBUQ).

Concluída a preparação de ruas do Riachuelo, as ações expandiram para os bairros Alto Alegre, JK, Nossa Senhora de Fátima, Jorge Teixeira, São Francisco, Nova Brasília, São Pedro e Jardim das Seringueiras, no 2º distrito. Santiago, Jardim Presidencial, São Bernardo, Jardim dos Migrantes, Parque São Pedro, Urupá e Setor Chacareiro, no 1º distrito. Outros bairros que ainda serão beneficiados com o programa são o Primavera, Vila Jotão, Aurélio Bernardi e Park Amazonas.

Entre as obras de mais relevância, destaque para a pavimentação da Manoel Pinheiro Machado (T-26), que teve um trecho duplicado entre a avenida Governador Jorge Teixeira (K-5) e a rua Jundiaí. No mesmo trecho, foi asfaltada a rua Argemiro Luiz Fontoura (T-28), dando nova opção de rota aos moradores dos bairros Alto Alegre, Talismã e Boa Esperança.

A pavimentação da avenida Calama atendeu aos moradores dos bairros São Francisco, Duque de Caxias e Vila Jotão, e da rua Rita Carneiro Rios, principal via de acesso ao bairro Novo Ji-Paraná e Setor Chacareiro, foram compromissos do Prefeito Isaú Fonseca.

“A pavimentação nos bairros é uma das prioridades da nossa administração. Isso é resultado de parceria importante com o governo de Rondônia, além de muita luta para trazer recursos federais e de investir recursos próprios na implantação de melhorias para a nossa população”, afirmou o Prefeito Isaú Fonseca, frisando ainda que o desafio é chegar a 100% de asfalto em Ji-Paraná até o fim do mandato.