Hospital de Base reforça salas cirúrgicas e realiza mais de 700 procedimentos cirúrgicos por mês

40

Nos últimos seis meses, o Governo de Rondônia enviou três aparelhos de anestesia novos, contratou profissionais e realizou a manutenção de equipamentos cirúrgicos, o que possibilitou a reativação de cinco salas dentro do centro cirúrgico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HBAP, em Porto Velho.

Conforme declara o diretor-geral do HBAP, Rodrigo Bastos, “são doze salas cirúrgicas, que funcionam 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. Foram reabertas cinco salas cirúrgicas que estavam inativadas. O número de cirurgias aumentou mais de 60%. Em abril eram realizadas em média, 400 cirurgias ao mês, e atualmente mais de 700 procedimentos cirúrgicos. Nossa meta é alcançar são 1.000 procedimentos cirúrgicos mensais”.

As principais cirurgias realizadas são as de cirurgia geral, ortopedia, urologia, plástica, ginecologia, proctologia, neurologia, cardíaca, pediatria, cabeça e pescoço, buco maxilo, bariátrica, torácica e cirurgias endoscópicas. A unidade conta com aparelhos de videolaparoscopia, torres de vídeo, arcos cirúrgicos e toda a estrutura de um centro cirúrgico complexo.

Na unidade, foram realizadas mais de 8.357 cirurgias de média e alta complexidade, somente em 2022. O Hospital de Base conta com mais de 500 leitos divididos em sete enfermarias, uma clínica psiquiátrica, maternidade, três unidades de terapia intensiva – UTI adultas e uma neonatal, centro obstétrico; referência em gestação de alto risco, serviço de hemodinâmica, urologia, nefrologia, banco de leite humano, banco de órgãos, residência médica e centro cirúrgico.

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Maxwendell Gomes, explica a importância da ação, quanto à estrutura funcional. “O pleno funcionamento do centro cirúrgico do HBAP colabora com o atendimento dos pacientes que necessitam de grandes cirurgias e internações mais específicas, considerando que o hospital é referência e trata mais de 25 especialidades de alta complexidade”.