A mensagem numa garrafa encontrada após 135 anos

O bilhete foi assinado e datado por dois trabalhadores e diz:

181
O encanador Peter Allan cortou um buraco no piso bem acima da garrafa, sem saber que ela estava lá
O encanador Peter Allan cortou um buraco no piso bem acima da garrafa, sem saber que ela estava lá

Um encanador não pôde acreditar no que via quando fez um buraco no piso de uma casa em Edimburgo, na Escócia, e encontrou uma garrafa contendo uma mensagem de 135 anos.

Peter Allan, de 50 anos, descobriu a cápsula do século 19 quando abriu o chão no local exato onde a garrafa de uísque havia sido deixada.

Ele então correu escada abaixo para contar à dona da casa.

Eilidh Stimpson teve que quebrar a garrafa para ler o bilhete — e diz que seus dois filhos ficaram muito animados com a descoberta.

Allan disse à BBC Escócia que não conseguia acreditar em sua sorte ao cortar o chão exatamente acima da garrafa

“A sala tem 10 pés por 15 pés [cerca de 3 por 4,5 metros] e eu cortei exatamente ao redor da garrafa sem saber que ela estava lá. Não consigo acreditar”, diz ele.

“Eu estava movendo um radiador e cortei um buraco aleatório para encontrar a tubulação e lá estava, não sei como isso aconteceu.”

“Levei para a mulher lá embaixo e disse: ‘Olha o que eu encontrei debaixo do seu piso’.”

Bilhete é assinado e datado por dois trabalhadores que instalaram o piso
Bilhete é assinado e datado por dois trabalhadores que instalaram o piso

Allan, proprietário da empresa de serviços de encanador WF Wightman Plumbing, diz que a mensagem foi descoberta sob o que teria sido um quarto de empregada quando a casa foi construída.

Mãe de dois filhos, Eilidh Stimpson, uma médica de Edimburgo, mora ali com o marido.

Ela decidiu esperar até que seus filhos de 8 e 10 anos chegassem em casa da escola, antes de tentar recuperar o bilhete da garrafa.

“Quando busquei eles na escola, falei que tinha algo realmente emocionante para dizer e eles perguntaram ‘Vamos comer cachorros-quentes no lanche?'”, contou a médica à BBC Escócia.

“Eles tentaram adivinhar mais algumas vezes e então eu disse a eles que uma mensagem em uma garrafa havia sido encontrada em nossa casa. Eles ficaram muito animados e pensaram que talvez fosse um tesouro.”

Quando chegaram em casa, eles tentaram desesperadamente tirar o bilhete com pinças e alicates, mas a mensagem começou a rasgar.

Então Eilidh pegou um martelo e quebrou a garrafa.

Estávamos todos nos aglomerando, apontando lanternas para a mensagem e tentando ler, foi tão emocionante”, diz ela.

O bilhete foi assinado e datado por dois trabalhadores e diz: “James Ritchie e John Grieve instalaram este piso, mas não beberam o uísque. 6 de outubro de 1887.”

“Quem encontrar esta garrafa pode pensar que nossa poeira está soprando ao longo da estrada.”

Preservar o bilhete

“Me sinto absolutamente terrível por ter quebrado uma garrafa de 135 anos, mas foi a única maneira de alcançar o bilhete. Guardei todos os pedaços num Tupperware”, diz a dona da casa.

Desde a descoberta na segunda-feira (14/11), um amigo da família olhou no Censo de 1881 e encontrou os nomes dos homens que moravam a poucos quilômetros de distância, na região de Newington, em Edimburgo.

Desde então, um curador da Biblioteca Nacional da Escócia recomendou à família que preservasse o bilhete em um envelope livre de ácidos.

“Encomendei alguns envelopes e acho que, no fim das contas, vamos enquadrar o bilhete com um pedaço da garrafa, como o gargalo, porque é uma coisa muito emocionante e adorável de se ter”, diz Eilidh.

Ela afirma que eles pretendem colocar uma garrafa, com um novo bilhete escrito pela família, junto com uma transcrição da mensagem original, de volta no buraco antes que ele seja fechado.

“Pensar que ficou lá todo esse tempo e poderia ter ficado lá para sempre é incrível. Não é apenas dos anos 1970 ou algo assim, é muito mais antigo, é muito legal.”