Ji-Paraná: Semusa promove ação de prevenção ao câncer bucal

Atendimentos acontecem na próxima sexta-feira, 25

167

Para destacar a Campanha Novembro Vermelho, mês de prevenção e diagnóstico precoce ao câncer bucal, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoverá uma ação, na próxima sexta-feira (25).

Os atendimentos acontecem das 7h30 às 13h, no Centro de Especialidades Odontológicos (CEO), em anexo à Unidade Básica de Saúde (UBS) L1 Maringá, no 2º distrito, e nas UBSs São Bernardo, Km 5, Nova Colina e Nova Londrina.

A ação tem como público alvo os pacientes que apresentam sinais e sintomas como lesões na cavidade oral e/ou lábios e que não cicatrizam por mais de 15 dias. Elas podem apresentar sangramentos e crescimento; manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos no pescoço ou rouquidão persistente.

“A prevenção ao câncer de boca e a promoção da saúde odontológica são prioridades da Semusa, pois sabemos o que a doença pode impactar nas vidas das pessoas. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam a possibilidade de cura dos pacientes”, explicou Willian Pereira Dantas, coordenador de Saúde Bucal do DAB.

Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), realizado em 2021, a estimativa é de que, a cada três anos, mais de 15 mil novos casos de cânceres de boca e orofaringe sejam diagnosticados no Brasil.

O Ministério da Saúde ressalta que os maiores fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca são o tabagismo e o consumo exagerado de álcool. Além da exposição ao sol sem prevenção, excesso de gordura corporal e infecção pelo vírus HPV.