Porto Velho inicia vacinação de bebês de seis meses a dois anos de idade com comorbidades a partir de quinta-feira (17)

Esquema vacinal será completado com três doses, com intervalo de quatro semanas da primeira e oito da segunda para a terceira

159

Nesta segunda-feira (14), a Prefeitura de Porto Velho recebe da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) cerca de 2 mil doses da vacina Pfizer Baby, do laboratório Pfizer Biontech. O imunizante contra a covid-19 é destinado a bebês de seis meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias de idade com comorbidades, conforme estabelece o boletim técnico do Ministério da Saúde. De acordo com a Divisão de Imunização, do Departamento de Atenção Básica (DAB), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a partir da quinta-feira (17) serão iniciados os trabalhos de vacinação do público-alvo.

Na quarta-feira (16), as equipes de vacinação das unidades de saúde do município receberão um treinamento feito pelo Ministério da Saúde e pela Agevisa para a realização do procedimento de vacinação em bebês com comorbidade. “Nesse primeiro momento não será aberto para todos os grupos. A vacina vai chegar gradativamente, como nas remessas anteriores. A gente vai fazer o treinamento na quarta e na quinta a gente já começa atender esses grupos em todas as nossas unidades”, destacou Elizeth Gomes, gerente de imunização de Porto Velho.

Ainda de acordo com a gerente de imunização, o boletim técnico divulgado pelo Ministério da Saúde estabelece o quantitativo de doses e o intervalo entre elas. “Tomou a primeira dose, a segunda pode ser aplicada quatro semanas depois; após a segunda, mais oito semanas, pode tomar a terceira”, explicou Elizeth.

Diabete, hipertensão, problemas cardíacos e renais, leucemia, câncer, são algumas das patologias que fazem parte do grupo de comorbidade e que podem receber o imunizante. Vale ressaltar que é necessário um documento de comprovação, como laudos, declarações, prescrições médicas, relatórios médicos, CID ou Cartão Nacional de Saúde do usuário, assinado e carimbado, em versão original.