O jovem que se tornou a estrela mais seguida no TikTok sem dizer uma palavra

Desempregado e sem dinheiro, Khaby Lame não escutou os pais e, ao invés de procurar um emprego, começou a gravar vídeos de comédia.

159

Menos é mais.

Esta é a receita que levou ao sucesso Khabane Lame, mais conhecido como Khaby Lame. Com apenas 21 anos, o senegalês virou a maior estrela do TikTok, com 150 milhões de seguidores.

Lame ganhou fama com seus vídeos, nos quais, sem dizer uma única palavra, zomba dos truques complicados e às vezes loucos que outros influenciadores inventam para resolver problemas cotidianos.

Quando uma porta se fecha

Lame, que mora na Itália desde que seus pais imigraram para o país europeu há duas décadas, começou a gravar vídeos para o TikTok em março de 2020.

Desempregado e sem dinheiro, o jovem teve que voltar para a casa dos pais, mas em vez de procurar um novo emprego como os pais pediam, começou a gravar vídeos.

Apesar de ter apenas um celular modesto e não possuir um tripé para apoiar o aparelho ou lâmpadas para melhorar a iluminação, Lame alcançou a fórmula que o tornou uma celebridade mundial: zombar de gravações virais sobre truques para enfrentar problemas cotidianos – mas que na verdade não funcionam – e responder a esses conteúdos fornecendo soluções simples.

As expressões e gestos com as mãos, considerados engraçados pelos milhões de espectadores, fizeram o resto.

Khaby Lame faz vídeos de comédia no TikTok — Foto: Reprodução/TikTok/khaby.lame

Um de seus maiores sucessos foi o vídeo da banana, onde ele mostrou pela primeira vez como outro usuário estava descascando a fruta com uma faca afiada, enquanto ele simplesmente a pegava nas mãos e a descascava. Em seguida, apontou para a fruta com a mão, fazendo um gesto de: “É isso aí”.

Outra gravação que deu a volta ao mundo foi uma em que ele mostrava como uma mulher, que havia deixado as chaves do carro dentro com o filho, tentou alcançá-las com um pedaço de pau pela janela do veículo que estava entreaberta. No entanto, a certa altura, ela deixa cair o graveto e pede ao menino para buscá-lo para ela, o que o menino obedientemente faz.

Lame recriou o vídeo com um menino da mesma idade, mas em vez de tentar alcançar as chaves com o bastão, pediu ao menino que lhe entregasse as chaves e resolveu o problema.

Em poucas semanas ele já tinha milhares de seguidores e hoje é o rei do TikTok, superando figuras conhecidas como o ator americano vencedor do Oscar Will Smith.

Luva de Pedreiro e Khaby Lame  — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Mais que mil palavras

Para Stevie Osagie, especialista em marketing e redes sociais, o fenômeno Lame se deve ao fato de “usar uma linguagem universal: a comédia”.

“O fato de não falar implica que não há barreiras entre eles. Não há uma única razão pela qual você não possa ver seu conteúdo”, disse ele à BBC.

Da mesma forma, Osagie afirmou que o jovem estava na hora e no lugar certo para se tornar a celebridade que é hoje.

“Quando ele começou, todos estavam presos em suas casas (por causa dos confinamentos devido ao coronavírus) e todos precisavam de algo para afastá-los da negatividade e do que estava acontecendo – e foi isso que chamou a atenção para ele”, explicou.

“Meu rosto e minhas expressões fazem as pessoas rirem”, disse ele ao The New York Times há alguns meses.

Ser sério compensa

Lame não se limitou ao TikTok e também produz conteúdo para outras redes, como o Instagram, onde tem 80 milhões de seguidores, oito vezes mais que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e dono da plataforma.

No entanto, há alguns meses Lame sofreu uma queda acentuada de seguidores nesta última plataforma. A razão? A publicação de um post contra o racismo.

“As pessoas seguem você por algo que você faz e que elas gostam, mas se você se desviar disso, você perde seguidores”, explicou Celia Tokosi, uma influenciadora africana, que vê o caso de Lame como um exemplo.

Seu impacto foi tão grande que em 2021 ele foi convidado para o Festival de Cinema de Veneza, apesar de não ter atuado em nenhum filme. Além disso, o jovem já gravou vídeos com atletas como o espanhol Carlos Sainz Junior e o brasileiro Vinícius Junior.

Em 2021, Lame recebeu o Prêmio da Associação Nacional de Jovens Inovadores de Itália (ANGI) pela sua forma de comunicar e há poucos meses obteve a mais alta distinção no World Influencers And Bloggers Awards.