Brasil pode ter temporais, frio, neve e geada hoje; veja previsão

183

Novembro começou com uma grande e forte frente fria avançando sobre o Brasil. A passagem desta frente fria provocou temporais em áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e Norte do Brasil. 

Nesta terça-feira, esta forte frente fria começa a influenciar áreas do Nordeste. 

Nuvens muito carregadas que crescem sobre o Amazonas, Pará, Tocantins e Minas Gerais são associadas a esta frente fria.

A massa de ar frio de origem polar que veio com esta frente fria é muito forte, para esta época do ano, e nesta terça-feira causa temperaturas muito baixas e incomuns para novembro nos estados do Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, em parte de Mato Grosso, de Rondônia e do Acre. O frio é intenso, para novembro, também no Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia.

O ar seco se concentra no norte do Nordeste.

Previsão do tempo para 01/11/2022 – terça-feira 

Faz muito frio no Sul do Brasil nesta terça-feira e tem uma pequena chance de nevar nas áreas de maior altitude da serra catarinense. Já no Planalto, na Depressão Central e na Campanha gaúcha, o dia amanhece com geada. Ainda chove no centro, leste e norte do Paraná, no centro, norte, leste e sul de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. Mas a chuva vai parando no decorrer do dia. Atenção para ventos fortes e ressaca no litoral.

Na Região Sudeste, as áreas de instabilidade da grande frente fria que avançou sobre o Brasil provoca chuva generalizada. Mas no estado de São Paulo, a chuva vai enfraquecendo no decorrer da tarde. Atenção para  chuva forte no litoral de São Paulo e no litoral entre Paraty e Cabo Frio, no Rio De Janeiro. O mar fica muito agitado e tem risco de ressaca. O ar frio de origem polar chega forte no Sudeste e começa a esfriar muito em São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Na Região Centro-Oeste, as áreas de instabilidade da forte frente fria que entrou no Brasil, ainda provocam muita nebulosidade e chuva em praticamente toda a Região. Em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso, o so, já aparece entre muitas nuvens, mas a forte presença do ar frio de origem polar deixa a temperatura muito baixa, para novembro, o dia todo. Pode fazer 10°C em Campo Grande!

A enorme e forte frente fria que avança sobre o Brasil chega à Bahia nesta terça-feira e aumenta as condições para chuva por quase todo o  Nordeste do Brasil. Há risco de chuva forte na Bahia. Previsão de pancadas de chuva para SE, AL, PE, PB, MA e PI. O sol predomina no RN, no CE e norte do PI

Na Região Norte do Brasil, o tempo também fica muito instável, com risco de chuva forte no Tocantins, Pará e Amazonas. Frio e chuva fraca no Acre, frio e períodos de sol em Rondônia. A temperatura cai muito, de forma incomum para novembro, por causa da forte e grande frente fria que entrou no país. Sol e pancadas de chuva em Roraima e no Amapá.

Alertas meteorológicos para 01/11/2022 – terça-feira 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Porto Velho, Manaus, Belém, Palmas

Alerta para temporais no Rio de Janeiro, no centro, leste, norte e oeste de Minas Gerais, no Espírito Santo, no centro, leste e norte de Goiás, no Distrito Federal, no oeste da Bahia, no Tocantins, no centro-sul do Pará, no Amazonas e oeste do Acre. 

Alerta para chuva forte e volumosa no litoral de São Paulo e na faixa litorânea do Rio de Janeiro entre Paraty e Cabo Frio.

Atenção para a chuva moderada em áreas do Paraná e de Santa Catarina, e no litoral da Bahia.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes no Sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no centro-sul de Goiás, no centro-leste de Mato Grosso, no norte do Pará e no centro, oeste e sudeste do Maranhão, no centro-sul do Piauí, no norte, centro, sul e leste da Bahia.

Alerta para ressaca da região do Chuí ( RS) até São João da Barra (RJ), com ondas de 2,5 a 3 m.