Fim da novela: Elon Musk anuncia compra do Twitter

Em carta destinada a investidores, bilionário confirmou a aquisição da rede social

55

Elon Musk disse em uma publicação nesta quinta-feira (27) que realizou a compra do Twitter. No texto, direcionado a investidores, ele explicou os motivos que o levaram a finalmente finalizar a compra. 

A decisão acontece um dia após Musk aparecer na sede do Twitter carregando uma pia. 

Confira a íntegra do texto:

“Eu queria entrar em contato pessoalmente para compartilhar minha motivação em adquirir o Twitter. Tem havido muita especulação sobre por que comprei o Twitter e o que penso sobre publicidade. A maior parte está errada.

A razão pela qual adquiri o Twitter é porque é importante para o futuro da civilização ter uma área digital comum, onde uma ampla gama de crenças possa ser debatida de maneira saudável, sem recorrer à violência. Atualmente, existe um grande perigo de que as mídias sociais se fragmentem em câmaras de eco de extrema direita e extrema esquerda, que só geram mais ódio e dividem nossa sociedade.

Na busca incansável por cliques, grande parte da mídia tradicional alimentou e atendeu a esses extremos polarizados, pois acredita que é isso que traz dinheiro, mas, ao fazê-lo, perde-se a oportunidade de diálogo.

Por isso comprei o Twitter.  Eu não fiz isso porque seria fácil. Não fiz isso para ganhar mais dinheiro. Fiz  isso para tentar ajudar a humanidade, a quem amo. E faço isso com humildade, reconhecendo  que o fracasso em perseguir esse objetivo, apesar de nossos melhores esforços, é uma possibilidade muito real.

Dito isto, o Twitter obviamente não pode se tornar um inferno livre para todos, onde qualquer coisa pode ser dita sem consequências! Além de cumprir as leis do país, nossa plataforma deve ser calorosa e  acolhedora para todos, onde você pode escolher a experiência desejada de acordo com suas preferências, assim como pode escolher, por exemplo, ver filmes ou jogar videogames de todas as idades para amadurecer.

Também acredito muito que a publicidade, quando bem feita, pode encantar, entreter e informar; ela  pode mostrar a você um serviço, produto ou tratamento médico que você nem sabia que existia, mas que é adequado para você. Para que isso seja verdade, é essencial mostrar aos usuários do Twitter publicidade que seja o mais relevante possível para suas necessidades. Anúncios de baixa relevância são spam, mas anúncios altamente relevantes são na verdade conteúdo!

Fundamentalmente, o Twitter aspira ser a plataforma de publicidade mais respeitada do mundo que fortalece sua marca e expande sua empresa. A todos que fizeram parceria com a gente, eu  agradeço. Vamos construir algo extraordinário juntos”.

O bilionário tinha até a próxima sexta-feira (28) para concluir a compra da rede social. Caso não a fizesse seria obrigado a enfrentar um processo aberto pelo Twitter que pedia que o bilionário pagasse US$ 44 bilhões (cerca de R$ 234 bilhões) por ter desistido da aquisição. 

A decisão de abrir um processo judicial aconteceu devido a quedas nas ações da rede social após a desistência de compra por Elon Musk. Em maio, ele desistiu da compra por alegar que a rede social contava com um número elevado de contas bots e spams.