Rishi Sunak se torna novo primeiro-ministro do Reino Unido

Ex-ministro das Finanças é oficialmente o quinto primeiro-ministro da Grã-Bretanha em seis anos, depois de se encontrar com o rei Charles III no Palácio de Buckingham

47

Rishi Sunak é oficialmente o quinto primeiro-ministro do Reino Unido em seis anos, depois de se encontrar com o rei Charles III no Palácio de Buckingham.

Sunak é a primeira pessoa não branca, o primeiro britânico-asiático e o primeiro hindu a liderar o Reino Unido.

Ele entra em Downing Street em um momento de crise para seu partido e para o país, depois que o mandato caótico de 50 dias de Liz Truss mergulhou a Grã-Bretanha em uma turbulência econômica ainda mais profunda.

A ex-primeira-ministra britânica Liz Truss renunciou formalmente ao cargo na manhã desta terça-feira (25).

Ela apresentou sua renúncia ao rei Charles III no Palácio de Buckingham. O rei “graciosamente” aceitou sua renúncia, segundo o Palácio.

O marido e duas filhas da ex-primeira-ministra se juntaram a ela no Palácio de Buckingham.

Antes de ir a Buckingham, Truss fez seu último discurso no cargo, nesta terça-feira (25), por volta de 7h15, horário de Brasília.

Falando em frente ao número 10 de Downing Street, sede do governo britânico, a premiê com mandato mais breve na história do país defendeu sua controversa agenda econômica, com foco na redução de impostos e da presença do Estado, apesar do caos que seu plano fiscal causou.