Liz Truss é empossada primeira-ministra pela rainha

Substitua de Boris Jonhson será reconhecida pela monarca como nova primeira-ministra. Elizabeth II reconheceu oficialmente renúncia de Johnson, que deixou poder após série de escândalos, mas sinalizou poder voltar ao cargo no futuro.

200

A nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, foi empossada nesta terça-feira (6) pela rainha Elizabeth II em um castelo da família real da Escócia. Truss foi escolhida pelo Partido Conservador, que comanda o país, para substituir Boris Johnson. Johnson renunciou em julho e saiu oficialmente do cargo nesta manhã.

Antiga ministra de Relações Exteriores de Johnson, Liz Truss assume o comando do país após ser escolhida pelo Partido Conservador, a sigla de ambos, na segunda-feira (5). Truss e Jonhson participam de cerimônia de “passagem do bastão” nesta manhã com a rainha Elizabeth II em um castelo da família real na Escócia – é a primeira vez que a monarca fez esse ritual fora do Palácio de Buckingham, por problemas de saúde.

A primeira-ministra Liz Truss após ser anunciada como nova premiê do Reino Unido, no dia 5 de setembro de 2022 — Foto: Peter Nicholls/Reuters