terça-feira , 23 abril, 2024
Início Destaque Vírus da varíola dos macacos sobrevive em superfícies por 30 dias

Vírus da varíola dos macacos sobrevive em superfícies por 30 dias

O DNA do vírus da varíola foi detectado em muitos objetos e superfícies amostradas em pesquisa na casa de contaminados com a doença

224

Divulgado em Relatório publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) informações importantes que mostram que diversos itens em uma casa nos Estados Unidos, onde reside duas pessoas infectadas com a varíola dos macacos estavam carregados de vírus positivo da doença.

A constatação foi feita  mesmo após uma intensa limpeza no local, mas de acordo com os especialistas ainda não dá para saber se uma segunda pessoa pode ser infectada com o toque nesse objeto.

itens encontrados

Para o estudo foram colhidos 30 itens da casa em nove áreas diferentes entre objetos “porosos”, ou seja, superfícies semelhantes a tecidos que podem absorver líquidos, como roupas e móveis, e superfícies “não porosas”, como alças e interruptores. Nenhuma delas foi positiva para uma cultura do vírus — o que significa que outra pessoa que tocasse no objeto não seria infectada.

“O DNA do vírus da varíola foi detectado em muitos objetos e superfícies amostradas, indicando que algum nível de contaminação ocorreu no ambiente doméstico”, escreveram os investigadores no relatório.