Avião falha ao pousar enquanto pilotos “adormecem” durante o voo

232

Acredita-se que dois pilotos tenham adormecido e perdido o pouso durante um voo do Sudão para a Etiópia na segunda-feira. O incidente ocorreu a bordo de um Boeing 737-800 da Ethiopian Airlines em rota de Cartum para Adis Abeba, de acordo com um relatório do site de notícias de aviação comercial Aviation Herald.

Dados obtidos pelo site indicam que a aeronave estava cruzando a 11.277 metros no piloto automático quando não conseguiu descer no Aeroporto Internacional de Addis Abeba Bole, seu destino programado, em 15 de agosto.

O controle de tráfego aéreo aparentemente não conseguiu contatar a tripulação, apesar de ter feito várias tentativas.

No entanto, um alarme foi acionado quando o avião ultrapassou a pista e continuou ao longo da rota. A aeronave posteriormente começou a descer, pousando com segurança cerca de 25 minutos depois.

Dados Automatic Dependent Surveillance-Broadcast (ADS-B) mostram a aeronave sobrevoando a pista, antes de iniciar sua descida e manobra para outra aproximação.

‘Profundamente preocupante’

Desde então, o analista de aviação Alex Macheras foi ao Twitter para expressar seu choque com o “incidente profundamente preocupante”, que ele sugere que pode ter sido o resultado da exaustão do piloto.

“O cansaço do piloto não é novidade e continua a representar uma das ameaças mais significativas à segurança aérea — internacionalmente”, tuitou ele na quinta-feira.

O relatório vem apenas alguns meses depois que os pilotos da Southwest Airlines e da Delta Air Lines alertaram os executivos das companhias aéreas que a exaustão dos pilotos estava aumentando e recomendou tratar a fadiga e os erros resultantes como um risco de segurança.

“A fadiga, tanto aguda quanto cumulativa, tornou-se a principal ameaça à segurança da Southwest Airlines”, disse a Southwest Airlines Pilots Association, ou SWAPA, a executivos de companhias aéreas em uma carta em abril.

De acordo com o documento, a crescente demanda por viagens aéreas à medida que o setor começa a se recuperar da pandemia de Covid-19 e o caos de cancelamento causado pelo clima severo estão entre os motivos do aumento da exaustão dos pilotos.

Em maio, o jornal italiano Repubblica informou que um piloto da ITA havia sido demitido depois de “adormecer” durante um voo entre Nova York e Roma.

O copiloto estaria fazendo um “descanso autorizado” no momento, levando o Airbus A330 a perder a comunicação com o controle de tráfego aéreo por dez minutos, segundo o relatório.

CNN entrou em contato com a Ethiopian Airlines para comentar sobre o assunto.