Varíola dos macacos: dor no pênis é novo sintoma descrito por cientistas britânicos

200
  • egundo sintoma descrito é dor na região do ânus
  • Novos sintomas foram mais comuns em pacientes que precisaram de internação
  • Estudo também revela casos assintomáticos de varíola dos macacos

Dois novos sintomas de pessoas infectadas pela varíola dos macacos foram descritos por cientistas dos Reino Unido, em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28), pela revista científica British Medical Journal (BMJ). Os sintomas são dor na região do ânus e inchaço no pênis.

O estudo é assinado por pesquisadores da Fundação Guy’s and St Thomas’, do Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS). Participaram 197 pacientes, que foram analisados entre maio e junho.

“Novas apresentações clínicas de infecção por varíola dos macacos foram identificadas, sendo elas dor na região do reto e edema peniano. Essas características devem ser incluídas nas divulgações de saúde pública para ajudar no diagnóstico precoce e diminuir a transmissão posterior”, afirma o estudo.

Os novos sintomas foram observados principalmente em pacientes que precisaram de internação, que foi cerca de 10% do total de voluntários. Nenhum paciente veio a óbito.

“A compreensão dessas descobertas terá grandes implicações para o rastreamento de contatos, secretarias de saúde pública e para medidas contínuas de controle e isolamento dos casos de infecções”, diz o estudo.

A mesma pesquisa também revelou que apenas 25% de pacientes afirmam ter tido contato com alguma pessoa infectada pelo vírus. Isso sugere a possibilidade de transmissão assintomática ou com sintomas leves.