Mancha escura na unha pode indicar câncer; veja os cuidados

Por a mancha ser facilmente confundida com um hematoma ou uma infecção fúngica, esse tipo de melanoma é considerado um dos mais perigosos

235

Se você possui ou conhece alguém próximo que tenha alguma mancha escura na unha, saiba que é melhor ficar atento, pois pode indicar um câncer.

Mais comum em adultos, o melanoma de unha, ou como também é conhecido, melanoma subungueal, é um tipo mais raro de ser encontrado de tumor.

Por ser facilmente confundido com um simples hematoma ou uma infecção fúngica, esse tipo específico de melanoma é considerado como um dos mais perigosos.

Toda essa periculosidade ocorre pela demora para buscar pelo tratamento correto da doença, já que até a pessoa acreditava ser somente algo fácil de resolver.

Porém, a situação é diferente quando o paciente é diagnosticado mais cedo e inicia os cuidados necessários, possuindo assim uma ótima chance de ser totalmente curado.

Como a mancha escura pode ser por algum outro problema sem ser o câncer de unha, a Sociedade Brasileira de Dermatologia denomina esse fenômeno como melanoníquia.

As causas para a doença podem ser genéticas, como costuma ser o tumor, pelo uso de alguns medicamentos específicos ou em casos mais raros, causada por fungos.

Diante da insegurança e dos perigos escondidos por trás de uma simples mancha, alguns cuidados especiais devem ser tomados.

Mancha escura na unha pode indicar câncer; veja os cuidados

Mesmo que a mancha escura não cause dor, especialistas alertam que é de extrema importância buscar por um profissional assim que surgir.

Essa rápida procura pode inclusive salvar vidas, caso o diagnóstico seja de câncer na unha. Isso porque quanto mais ágil a descoberta da doença, mais tempo para conseguir se tratar.

Além disso, outros cuidados básicos no dia a dia também podem fazer toda a diferença, como utilizar chinelos quando estiver em ambientes úmidos, levar o próprio alicate e tesoura para a manicure e também sempre se certificar que a profissional está utilizando materiais descartáveis para cuidar das suas unhas.

Uma dica extra é não estar com nenhum tipo de base ou esmalte nas unhas quando for visitar o dermatologista pois, quando limpas, elas podem ajudar o especialista a encontrar qualquer tipo de mancha escura.