Para concorrer com TikTok, Instagram está testando novo feed de tela cheia

234

Todo mundo já percebeu que o Instagram está ficando cada vez mais parecido com TikTok, essa é uma das medidas da rede social para acirrar a disputa com o aplicativo chinês. E a próxima mudança deixará a navegabilidade da plataforma da Meta quase que idêntica à do concorrente.  

Alguns usuários selecionados estão testando o feed em tela cheia. A ideia é deixar o conteúdo mais detectável e imersivo. A barra de ferramentas continuará aparente no final da tela, assim como funciona no TikTok.  

O feed em tela cheia já é visto na aba dos Reels e agora também poderá ser experimentado na aba principal, onde aparecem as publicações convencionais. Porém, ainda não é possível saber quando essa nova experiência será implementada para todos os usuários.

E como é perceptível no vídeo de divulgação do Instagram, o feed em tela cheia é mais compatível com vídeos do que com fotos, o tipo de publicação que deu início ao Instagram, o que deixa claro que a plataforma, de fato, está mais focada nos clipes verticais.  

Apesar disso, a porta-voz da Meta, Seine Kim, ressaltou que as fotos “continuam sendo uma parte importante do Instagram” e que a rede social está trabalhando para torná-las mais compatíveis com este novo formato de feed. 

Outra rede social da Meta que também vai passar por mudanças no feed é o Facebook. Em um memorando vazado ao portal The Verge, Tom Alison, que é responsável pela plataforma, contou algumas mudanças que serão adotadas.

Uma das principais mudanças se trata do feed da rede social, que agora passará a apresentar publicações de desconhecidos, não só a de amigos. Assim como funciona com a página “For You” do aplicativo de vídeos chinês.  

Além disso, o Facebook voltará a se juntar com o Messenger, sua plataforma de mensagens privadas. A junção também visa “imitar” a funcionalidade de mensagens existente no TikTok.