Brasil tem terceiro caso de varíola dos macacos confirmado

230

O Ministério da Saúde anunciou na noite deste domingo (12) que foi confirmado o terceiro caso da varíola dos macacos no Brasil. A vítima é um homem de 51 anos, residente em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O homem havia viajado para Portugal e retornou ao Brasil na última sexta-feira (10).

O caso foi confirmado após a realização de um exame RT-PCR realizado no Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. Depois da confirmação, o caso foi notificado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Rio Grande do Sul ao Ministério da Saúde.

Paciente já foi isolado

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o homem está bem, foi isolado e está com quadro clínico estável e sem complicações. A Secretaria de Saúde de Porto Alegre informou que está monitorando o caso em si e as pessoas que entraram em contato com o homem.

“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox [varíola dos macacos], com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, informou o Ministério da Saúde.

O rastreamento dos contatos do paciente não ficarão restritos ao Brasil, os passageiros que estiveram com ele durante o voo internacional também serão avisados. O processo contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Organização Mundial da Saúde (OMS) também já foi notificada sobre a confirmação.

Outros pacientes estão bem

As duas pessoas diagnosticadas com varíola dos macacos no estado de São Paulo estão bem. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do estado. Os dois pacientes estão em isolamento, um deles em casa e outro no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

O primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado na última quinta-feira (9). Se trata de um morador da capital paulista. Este é justamente o paciente que está no hospital. A pessoa apresenta uma boa evolução do quadro clínico. O outro paciente é um homem de 29 anos. Ele está em sua casa, localizada em Vinhedo, no interior de São Paulo.