Fhemeron convoca doadores para abastecer estoque de sangue no feriado da Semana Santa

322

Considerando que no período de feriado prolongado a demanda por sangue aumenta, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron de Porto Velho, vai funcionar normalmente neste sábado (16), que antecede a Páscoa, para garantir o estoque de bolsas no Estado. O atendimento será de 7h15 às 12h. 

De acordo com a gerente de Captação da Fundação, Maria Luísa, a unidade mantém o apelo para que a população doe e ajude no aumento de bolsas de sangue a fim de evitar que o estoque atinja o nível crítico.

“Enquanto muitos órgãos estão parados nesse feriado a Fhemeron não pode fechar. O prédio vai estar fechado na sexta-feira (15), mas vai estar aberto no sábado, pois continuamos precisando de doadores e de solidariedade. Aproveitando esse período da Semana Santa, lembrando o que Cristo fez por toda a humanidade, derramando seu sangue para salvar vidas, fazemos um apelo à comunidade da Capital para doar sangue. Nesse período, reforçamos esse ato de amor que devolve vida para quem precisa”, ressaltou Maria Luísa.

Quem tem interesse em doar sangue, a Fhemeron disponibiliza transporte para grupos, a partir de três pessoas (amigos) e um ônibus para os casos de campanhas. A solicitação pode ser feita pelo telefone 69-98464-0125 ou 69 3216-2234.

Até dezembro de 2022, o infectado com a covid-19 era impedido de doar sangue por 30 dias. A partir de agora, quem já foi curado e está sem sequelas causadas pelo coronavírus pode entrar na fila de doação depois de dez dias da doença. Já quem teve contato com pessoas com a covid, deve esperar também dez dias para realização a doação. E quem já foi vacinado deve esperar sete dias para voltar a doar.

A Fhemeron está localizada na Rua Benedito de Souza Brito, no Bairro Setor Industrial ao lado do Hospital de Base, em Porto Velho.

REQUISITOS PARA DOAR:

  • ter entre 16 e 69 anos;
  • pesar mais de 50 quilos;
  • não estar grávida;
  • estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • estar em boas condições de saúde;
  • não ser epilético, e
  • ter doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher).

Na hora do ato de solidariedade, o doador deve apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social-CTPS).