Conselho da Petrobras deve eleger novo presidente da empresa nesta quinta-feira (14)

307

O Conselho de Administração da Petrobras se reúne na manhã desta quinta-feira (14) para eleger o próximo presidente da estatal. O indicado, José Mauro Ferreira Coelho, foi aprovado na noite de quarta-feira (13) para integrar o conselho, requisito formal para que possa se tornar presidente da estatal. Se eleito, Coelho toma posse ainda nesta quinta-feira.

José Mauro Coelho é ex-secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), cargo que ocupou de abril de 2020 a outubro de 2021.

Antes de ser secretário do MME, Coelho foi por quatro anos diretor de petróleo, gás e biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal que presta serviços ao Ministério na área de estudos e pesquisas para ajudar no planejamento do setor energético.

Ele foi indicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) após a desistência do economista Adriano Pires em assumir a presidência da Petrobras.

Pires declinou ao convite diante da expectativa que seu nome fosse reprovado na checagem do histórico, em um possível conflito de interesses por suas ligações no ambiente privado, atuando como consultor na área de óleo e gás.

Se eleito, Coelho assume o lugar do general Joaquim Silva e Luna, que está no comando da empresa desde abril de 2021.

À CNN, Silva e Luna disse que a indicação de Ferreira Coelho é “boa” e “técnica” e vai “garantir continuidade do trabalho da empresa”. “Eu conheço o José Mauro de outros tempos. Já tinha ligação com ele desde os tempos de Itaipu e nesse período aqui na Petrobras também. Nós somos amigos. É uma boa escolha, uma indicação técnica”, disse.

Quando empossado, José Mauro Ferreira Coelho será o terceiro presidente da Petrobras em três anos do governo de Jair Bolsonaro.14