Cães e gatos da Linha Uberaba são vacinados contra a raiva

Prefeitura tem programação para levar imunização a outras localidades

289

A vacinação animal contra a raiva, que aconteceu no último dia (9), na comunidade Uberaba, na zona periurbana de Porto Velho, faz parte do programa de imunização itinerante realizado pela Divisão de Zoonoses da Prefeitura Municipal. Foram aplicadas 79 doses de imunizantes durante a ação.

“A ação foi positiva. O resultado ficou um pouco abaixo do esperado, mas podemos considerar que foi satisfatório”, avalia Edson Cruz, gerente da Divisão de Zoonoses, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Edson explica que a vacina antirrábica mantém cães e gatos imunes ao vírus da raiva, ao mesmo tempo em que protege as pessoas. “A doença é letal para os animais e humanos”, reforça.

A linha Uberaba, localizada na BR-364, sentido Candeias, faz parte da área periurbana atendida pela Divisão de Zoonoses e a visita da equipe de vacinadores já estava prevista na programação do órgão.

A divisão já tem definida no calendário de atividades outras ações de vacinação animal na Colônia Viçosa, na área sul da cidade e linhas próximas, além da comunidade Jerusalém da Amazônia e proximidades.

A imunização deve ser feita anualmente

A população também pode levar seus animais para receber a vacina diretamente na sede da Divisão da Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O serviço também está disponível no “trailer” de vacinação que está no Parque Circuito, de terça-feira a sábado, com exceção de feriados. O agendamento para a vacinação em casa é para quem tem mais de 10 animais.

A vacina deve ser aplicada em cães e gatos com mais de três meses.

A raiva é uma doença facilmente contraída, principalmente por animais que vivem em locais em que habitam exemplares silvestres. A imunização deve ser feita anualmente para assegurar a proteção tanto nos animais quanto para os seres humanos.