Campanhas de vacinação contra a influenza e sarampo iniciam em Porto Velho

Campanha de imunização contra a covid-19 se mantém nas unidades de saúde e no Porto Velho Shopping

240

Buscando a proteção contra o vírus influenza e o sarampo, a Prefeitura de Porto Velho iniciou, nesta segunda-feira (4), mais uma campanha de imunização nas unidades de saúde do município e no Porto Velho Shopping. Idosos com idade igual ou acima dos 60 anos e trabalhadores da saúde podem receber o imunizante contra a gripe em um dos postos de vacinação, que também está ofertando a vacina contra o sarampo aos profissionais de saúde e crianças de seis meses a cinco anos.

Segundo a gerente de Imunização, Elizeth Gomes, a expectativa é atender mais de 150 mil pessoas até o mês de junho, quando se encerra a campanha nas unidades de saúde da capital. Crianças, caminhoneiros, professores, gestantes, entre outros, receberão a vacina contra a influenza na próxima fase da campanha, prevista para começar em maio.

“Manter a vacina da gripe é essencial nesse momento pós-pandemia, porque ela evita que o indivíduo fique gripado, hospitalizado e exposto a outros vírus respiratórios, como é o caso da covid-19, o que pode levá-lo a outras complicações mais severas e até mesmo ao óbito”, alerta.

COVID-19

A partir desta segunda-feira (4), o público acima de 60 anos já pode receber a quarta dose da vacina contra a covid-19, que segue ofertada nos mesmos pontos de aplicação dos demais imunizantes. As vacinas contra a covid-19 e contra o vírus influenza podem ser aplicadas na mesma oportunidade, conforme orientação do Ministério da Saúde, facilitando o atendimento ao público.

A Semusa reitera a importância de pais ou responsáveis levarem crianças acima de 5 anos para receber o imunizante. Até o momento, apenas 30% deste público foi vacinado.