App do Itaú fica fora do ar e registra saques e depósitos indevidos

Usuários relataram instabilidade e dados inconsistentes em plataforma do Itaú; banco diz trabalhar para regularizar a situação o quanto antes

278

Clientes do Itaú Unibanco levaram um susto no final da manhã de hoje (3) ao entrarem em suas contas-correntes. Isso porque um erro na plataforma do banco fez com que o aplicativo e site do internet banking ficassem fora do ar. Saldos dos clientes foram exibidos incorretamente, tendo valores acrescidos ou subtraídos de forma repentina e errática. De acordo com dados do Downdetector, site que monitora o status de serviços online, a falha teve início por volta das 10h e já acumula mais de 3 mil notificações.

Além de entradas e saídas de valores através de transações inexistentes, alguns usuários também relataram contas zeradas e pagamentos devolvidos para a conta, gerando dor de cabeça para quem precisa realizar algum pagamento com urgência. A situação foi compartilhada pelos correntistas via redes sociais – as quantias, segundo os internautas, chegam a variar de R$ 100 a R$ 300 a partir do disponibilizado em conta, para mais ou para menos.

App do itaú fora do ar registra saques e depósitos indevidos

Evite movimentações enquanto o Itaú fica fora do ar

Em nota divulgada nas redes sociais, o Itaú confirmou que enfrenta instabilidades na manhã desta quinta-feira. “Alguns clientes estão tendo problemas com a demonstração do extrato e saldo de conta-corrente. Pedimos desculpas pelo transtorno e estamos corrigindo o mais rápido possível”, diz o comunicado. Não é possível afirmar, por enquanto, se o Itaú volta ainda hoje.

É importante frisar que quando o Itaú fica fora do ar (bem como qualquer instituição financeira), os clientes devem evitar movimentações financeiras — sejam saques, depósitos, transferências e pagamentos de títulos (boletos e demais contas). Como não se sabe a extensão dos danos, não há como garantir que os valores movimentados serão registrados adequadamente. Até o momento, a instituição ainda não informou quantos clientes foram afetados pelo erro.