Programa “Rondônia para Todos” é lançado para o fortalecimento do turismo no Estado

332

Mais de R$ 11 milhões serão investidos no programa para fomentar o turismo no Estado de Rondônia

Com o objetivo de disponibilizar apoio em eventos municipais, por meio de parcerias com municípios e associações, para aumentar o alcance das políticas públicas de turismo em Rondônia, na promoção de eventos, desenvolvendo a cultura estadual e municipal, potencializando o setor empresarial, o Governo do Estado realizou nesta sexta-feira, 18, no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, o lançamento do programa “Rondônia para Todos”.

O programa faz parte do Plano de Aceleração do Turismo, com ações da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), que tem como premissa fortalecer os 10 eixos turísticos de Rondônia, sendo um deles de eventos, com a abertura de um sistema de captação de projetos nos municípios, tendo como requisitos básicos: fazer parte do mapa estadual de turismo; preencher projeto elaborado pela superintendência e cumprir com os prazos de cadastro no projeto.

Dentro de cada eixo, que compreende a governança: capacitação, empreendedorismo, infraestrutura turística, criação de fluxo, educativo, eventos, promoção, produtos turísticos e cadastro, existem diversas ações a serem trabalhadas durante o ano de 2022. Dentro do programa, serão investidos mais de R$ 11 milhões para o fomento do turismo.

O governador do Estado, Marcos Rocha, que participou da solenidade, pontuou que o lançamento do “Rondônia para Todos” vai fomentar mais o turismo em Rondônia e fortalecer o desenvolvimento econômico do Estado. “Rondônia possui uma diversidade de coisas para o potencial turístico, sendo desde os esportes radicais, pesca esportiva, turismo indígena e balneários. Cada município possui seu porte turístico e vai poder apresentar projetos para que o Governo do Estado fortaleça e assim, a população sai beneficiada”.

“O turismo é uma importante área em que estaremos trabalhando, pois o Estado de Rondônia está se fortalecendo cada vez mais, estando em pleno desenvolvimento e este setor, terá grandes investimentos, por meio de parcerias com os municípios, que estarão fazendo seus projetos e apresentando-os, para que os recursos sejam destinados”, disse o chefe do Poder Executivo.

Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira Júnior, declarou que Rondônia tem feito um trabalho forte, acelerado e consolidado na área, que tem auxiliado no crescimento econômico do Estado. “O que tem acontecido no Estado de Rondônia é um marco inicial, onde os municípios estão sendo potencializados. Tivemos grandes prejuízos durante a pandemia no turismo e agora, estamos vivendo uma retomada, ainda maior com a consolidação da Lei Estadual de Turismo”.

Gilvan Pereira ao citar a Lei Estadual de Turismo nº 5.093, de 24 de agosto de 2021, que foi aprovada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), ressaltou que significa um novo tempo para o desenvolvimento regional, sendo uma oportunidade para que os trabalhos sejam feitos para cada vez mais fortalecer o setor e atrair mais público.

Durante o evento, o titular da Setur apresentou as ações que serão desenvolvidas de acordo com os 10 eixos turísticos, que define as áreas estratégicas, programas e ações para o desenvolvimento do “Rondônia para Todos”.

EVENTOS

Gilvan Pereira Júnior explicou que a Setur vai estar trabalhando para fortalecer os eventos turísticos do Estado de Rondônia, com estrutura e recursos para incentivar eventos de grande a pequeno porte, trabalhando em parceria com os municípios por meio de emendas.

As atividades de eventos vão contribuir no fluxo de turismo, com o objetivo de alavancar o setor. Além dos incentivos, os eventos terão o apoio do Governo de Rondônia.

EMPREENDEDORISMO

Uma das principais ações promovidas pela Setur, como forma de apresentar o turismo de Rondônia é o “Famtour”, que teve sua primeira edição em 2020 e se destacou entre a classe empresarial do setor, como agências de viagem, restaurantes e hotéis.

A primeira fase foi desenvolvida em 2020, a segunda fase em julho de 2021 e a terceira edição aconteceu entre agosto e setembro, também de 2021 . O projeto é utilizado por outros estados e países para apresentar os atrativos de Rondônia com a integração de influenciadores digitais e blogueiros, para reforçar a divulgação dos principais pontos turísticos.

O gestor da Setur afirmou que o “Famtour” terá sua continuidade em 2022, para investir no empreendedorismo, pois o projeto trouxe grandes resultados para o setor turístico estadual.

EDUCATIVO

Ainda durante a apresentação do plano, Gilvan Pereira destacou os projetos “Redação Turismo” e “Turismo Educativo”, que foram desenvolvidos pela Setur e são voltadas diretamente aos estudantes da Rede Estadual de Ensino. “Por estes projetos, os alunos terão a oportunidade de conhecer os potenciais turísticos de Rondônia e serem atraídos pela história, cultura e tudo mais que o Estado oferece”, disse.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estará dando apoio ao turismo educativo do Estado, que tem o objetivo de fomentar o interesse de estudantes pelo turismo histórico, cultural e o empreendedorismo da região.

CAPACITAÇÃO

Houve ainda a capacitação de agentes turísticos em diversas localidades do Estado, para atuarem como guias turísticos, com o objetivo de qualificar profissionais dos setores público e privado do turismo. Gilvan Pereira declarou que atualmente são 20 guias turísticos pelo Estado e que existe um projeto para implantação de mais de mil guias em Rondônia.

Em parceria com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), serão ofertadas mil vagas para o curso técnico de Guia em Turismo e para o curso de Formação Inicial e Continuada mais de três mil vagas para todo o Estado.

Estiveram participando da solenidade o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Marcílio Leite; a titular da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Beatriz Basílio Mendes; o secretário de Estado de Obras e Serviços (Seosp), Erasmo Meireles; o presidente da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), Antônio Francisco Gomes Silva; a presidente da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), Simone Bittencourt; representando o procurador-geral de justiça Aluildo de Oliveira, o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Alexandre Jésus Santiago; representando o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho, o 1º tenente Carvalho, do Exército Brasileiro; representando o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano, o deputado estadual Eyder Brasil; a vereadora Márcia Socorrista e a secretária de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, da Prefeitura de Porto Velho, Glayce Anne Barros de Souza.