Assista: Rondônia recebe as primeiras doses de vacinas contra covid-19 destinadas para imunizar crianças

A população de crianças entre cinco e 11 anos de idade em Rondônia é de 190.328

319

Durante a recepção da primeira remessa com 11.600 doses da vacina pediátrica Pfizer a Rondônia, ocorrida nesta sexta-feira (14), o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) repassou orientações aos municípios acerca da administração das doses da vacina contra a covid-19, em crianças de 10 e 11 anos de idade, público-alvo que inicialmente será vacinado no estado. Crianças entre cinco e 11 anos de idade de todo o Brasil podem ser vacinadas nesta fase da campanha.

Edilson Silva, diretor executivo da Agevisa explicou que as crianças das demais idades previstas na campanha, ou seja, até a idade mínima de cinco anos, serão vacinadas a medida que forem enviadas mais doses pediátricas pelo Governo Federal. De acordo com o diretor, o Governo de Rondônia tem pressa em vacinar as crianças visando o início do ano letivo. “A vacina chegará para todas as crianças e temos pressa em iniciar a imunização”, disse o diretor, durante coletiva de imprensa, realizada no ato da recepção das doses, na Rede de Frio, em Porto Velho.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são de que a população de crianças entre cinco e 11 anos de idade em Rondônia é de 190.328 e o Ministério da Saúde (MS) enviará doses para todo esse grupo. “Outra orientação, além do atendimento por faixa etária é de que a vacina seja administrada em salas de vacinação nas próprias Unidades de Saúde, para evitar exposição das crianças em locais públicos, que geralmente ocasionam aglomeração. Mas cada município é livre para implementar essa fase da campanha de vacinação contra a covid-19 da forma que entender que é conveniente”, acrescentou o diretor.

Durante a coletiva de imprensa para a recepção das doses, Maria Arlete da Gama Baldez, gerente técnica de Vigilância Epidemiológica da Agevisa falou aos pais e responsáveis sobre a segurança e eficácia das vacinas. “Estamos vivendo um momento muito importante e aguardado em nosso Estado, que é a vacinação infantil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o nosso principal órgão regulador e aprovou o imunizante, o que dá aos pais a tranquilidade para sua administração. Trata-se de uma vacina eficaz e segura”, reforçou.

A gerente incentivou os pais e responsáveis a levarem as crianças para receberam as doses, pois trata-se de mais uma vacina a ser acrescentada no calendário vacinal. “Temos que ter em mente que a vacina protege além da criança, a comunidade em que essa criança vive. A vacinação é um passo muito importante para o Brasil e para nosso Estado, por isso é interessante que cada município compartilhe esse trabalho, para que juntos possamos vencer esse mal. Vamos encarar a campanha de maneira tranquila e vacinar nossas crianças contra a covid-19”, completou a gerente.

Com as doses recebidas nesta sexta-feira o estado de Rondônia alcança 3.099.738 doses de vacinas enviadas pelo Governo Federal sendo:

CORONAVAC – 721.648
ASTRAZENECA – 919.150
PFIZER – 1.382.940
JANSSEN – 64.400
PFIZER PEDIÁTRICA – 11.600

De acordo com Ivo Barbosa, coordenador estadual de Imunização da Agevisa, as vacinas foram enviadas para as seis regionais de Saúde de Rondônia ainda na sexta-feira para que os municípios se organizem e iniciem rapidamente a administração das doses nas crianças. As doses foram distribuídas da seguinte forma:

Gerência Regional de Ji-Paraná – 2.550 doses

Gerência Regional de Cacoal – 1.120 doses

Gerência Regional de Vilhena – 970 doses

Gerência Regional de Ariquemes – 1.840 doses

Gerência Regional de Rolim de Moura – 1.220 doses

Gerência Regional de Porto Velho – 3.900 doses

A vacinação é uma medida preventiva para a redução da ocorrência de casos graves de covid-19 e óbitos. Outras medidas preventivas, como uso de máscaras e distanciamento social são importantes tanto para a prevenção à covid-19 quanto às demais síndromes gripais, incluindo a Influenza.