Mais de 30 mil pontos de luz são atendidos em 2021

Ação contemplou todos os bairros da capital, além de distritos, comunidades rurais e equipamentos públicos

332

O ano de 2021 termina com a cidade de Porto Velho, incluindo distritos e comunidades rurais, mais iluminada. Este ano, foram mais de 30 mil pontos atendidos.

De acordo com a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), responsável pelos serviços, todos os bairros receberam a atenção da prefeitura com os serviços de manutenção (substituição de materiais com defeito por novos) e implantações, que é a instalação de novos braços metálicos, luminárias, lâmpadas, relés e reatores em sua maioria.

PRORENOVA

O Programa de Padronização de Espaços Públicos (Prorenova), criado na gestão do prefeito Hildon Chaves, foi desenvolvido para beneficiar os moradores das
proximidades de praças, parques, campos e quadras de esportes, que utilizam os espaços para prática de caminhada, esporte, dança, entre
outras, com mais qualidade e segurança.

Somente este ano, 77 espaços públicos foram contemplados, somando 1.718 pontos de iluminação que receberam manutenções, reparos diversos, implantações e revitalizações.

PROLUZ

Também idealizado e implantado na atual gestão municipal, o Programa de Iluminação Pública Rural da Prefeitura de Porto Velho (Proluz), tem a missão de iluminar as vilas rurais com características urbanas. Com isso, melhora a locomoção das pessoas e proporciona mais segurança no período noturno.

O Proluz fecha 2021 com 1.117 pontos de iluminação feitos e 34 localidades atendidas com os serviços de implantação.

PRODISTRITO

Esse ano foi criado o Programa de Iluminação Pública nos Distritos (Prodistrito), que visa atender a demanda dos distritos da capital tanto com o serviço de manutenção quanto o de adição de novos pontos de luz.

Em alguns deles, as equipes também fizeram a revitalização de pontos de iluminação em praças e campos de futebol.

Foram atendidas em 2021 solicitações dos distritos de Nova Mutum, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Jaci-Paraná, São Carlos, Nova Califórnia, Extrema, Calama, Rio Pardo, União Bandeirantes, totalizando mais de 2.900 pontos de luz.

O Emdur PVH já conta com mais de 4.500 usuários

EMDUR PVH

A ferramenta Emdur PVH foi desenvolvida e disponibilizada aos munícipes este ano com o objetivo de oferecer à comodidade a facilidade de solicitar o pedido de iluminação pública de onde estiver.

Através da ferramenta, a população pode fazer a solicitação de troca ou manutenção das lâmpadas.

O aplicativo já está disponível para o sistema operacional Android ​e, em breve, será oferecido também para os smartphones com sistema IOS.

Uma das principais vantagens da ferramenta tecnológica é facilitar ao munícipe o registro de ocorrências informando endereço e até fotografia do poste que necessita de reparos.

A operacionalidade do aplicativo proporciona comodidade ao cidadão e celeridade à Emdur, que terá as demandas organizadas cronologicamente. “Recebemos muitas solicitações, principalmente dos presidentes de associações de bairro, pedindo providências. Eles não precisam mais se deslocar ou fazer o registro do pedido em horário comercial”, explicou Gustavo Beltrame, presidente da Emdur.

Além do aplicativo, a Emdur continua atendendo solicitações pelos telefones 0800-642 6331 e (69) 3224-6331, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

O Emdur PVH já conta com mais de 4.500 usuários pelo sistema Android.

PROLED

O Programa de Eficiência Energética (Proled), idealizado no início deste ano, teve execução das atividades no mês de setembro com a Fase 1, que atende primeiramente as principais ruas e avenidas da capital, com a substituição das lâmpadas de vapor metálico (branca) ou sódio (amarela),
por luminárias de LED.

Os serviços são feitos nas sextas e sábados, com intervalos de duas semanas para que as demandas das solicitações dos bairros não sejam comprometidas. Todas as vias da capital, incluindo distritos, serão atendidas.

Até o momento, o programa contemplou as Avenidas José Amador dos Reis, Lauro Sodré, Farquar, Calama, Carlos Gomes e Jatuarana, somando cerca de 845 substituições. A programação prevista até o fim deste ano é que sejam atendidas as avenidas Sete de Setembro, Mamoré e Rua Abunã.

Todo do projeto do Natal Luz  e processo foi idealizado pela equipe da Emdur

EFICÁCIA

As luminárias em led são em média 67% mais econômicas que as lâmpadas de vapor metálicas, com uma luminosidade maior.

De acordo com o estudo técnico apresentado pela Emdur, a vida útil do equipamento de led chega a ultrapassar as 50 mil horas, enquanto a durabilidade das fluorescentes fica entre 10 mil e 15 mil horas, já a das incandescentes não costuma passar de mil horas.

No quesito economicidade, as lâmpadas existentes são de 400W e as luminárias leds que serão colocadas são de 150W, sendo uma redução de 250W, o que equivale a R$ 90 por ponto.

NATAL LUZ

O natal deste ano foi intitulado “Natal Luz”, todo o projeto e processo foi idealizado pela equipe técnica da Emdur, onde pontos de luz, túnel iluminado, árvore de Natal com 30 metros de altura, enfeites e caixas de presentes em tamanhos gigantes, foram instalados no Complexo da Praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e, enfeite luminosos no Prédio do Relógio e Mercado Cultural.