Mutirão de cirurgias atende crianças com lábio leporino em Porto Velho; ação acontece até dia 10

92

O mutirão de cirurgias gratuitas para pessoas nascidas com fissuras labiopalatinas está sendo desenvolvido pelo Governo de Rondônia em parceria com Organização Operação Sorriso, com lançamento realizado na segunda-feira (6). Os atendimentos serão efetuados no Hospital Santa Marcelina, no período de 6 a 10 de dezembro, com objetivo de atender crianças cadastradas no Núcleo de Atendimento ao Paciente Fissurado (Nufis). Os atendimentos nesta ação serão restritos a 35 crianças pré-selecionadas com até quatro anos.

Durante o mutirão, os pequenos pacientes vão passar por algumas etapas antes das cirurgias, como a triagem, que tem o objetivo de verificar a condição clínica de cada criança e garantir que estão bem para serem submetidas ao procedimento cirúrgico. 

Para fortalecer a rede de saúde da região, profissionais da Saúde que vão atuar nos atendimentos às crianças com fissura labiopalatina, mais conhecida por lábio leporino, estão sendo capacitados, por meio de aulas que abordam os seguintes temas: modeladores nasais, ortopedia funcional precoce e preparo de enxerto. 

O gestor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, destaca a importância do projeto para as crianças. “Queremos dar uma qualidade de vida para essas crianças e às famílias que as acompanham. Com essa parceria será possível devolver o sorriso e autoestima a todos os pequeninos”.  

A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo e atua por meio da realização de missões humanitárias, onde são atendidas crianças e adultos com fissuras labiopalatinas, mais conhecidas por lábio leporino. A organização já realizou 80 missões humanitárias no Brasil desde 1997, operando gratuitamente 5.758 pessoas com fissuras.

O projeto tem adotado todos os protocolos para garantir a segurança e a saúde de pacientes, familiares, voluntários, equipe e colaboradores do hospital, contra a covid-19.