Governo de Rondônia realiza projeto “Enxergar” em Porto Velho nesta quarta-feira, dia 3

458

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), inicia nesta quarta-feira, dia 3 de novembro, no Hospital Samar – Unidade da zona Sul de Porto Velho, a 6ª edição do projeto “Enxergar”. Estão previstos mil procedimentos gratuitos à população durante o mutirão de cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida).

O projeto, que teve início no segundo semestre de 2019, tem o objetivo de zerar a fila de espera de pacientes que aguardam por estas cirurgias em todo o Estado.  Já foram realizados 63 mil procedimentos, sendo: sete mil cirurgias, sete mil consultas e 49 mil exames oftalmológicos. Com a 6ª edição, somando com as próximas, serão realizadas quatro mil cirurgias, quatro mil consultas e 28 mil exames oftalmológicos, totalizando 99 mil procedimentos oftalmológicos.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, conta que o intuito desta ação é fazer com que toda a população rondoniense, que teve a visão comprometida devido a algum problema, possa voltar a enxergar. “O governador Marcos Rocha vem se mobilizando e se dedicando à saúde da população, fomentando ações que beneficiem todo o Estado. Muitas pessoas com depoimentos emocionantes voltaram a enxergar por meio deste projeto”, enfatizou.

Quem necessita de consulta oftalmológica, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima, solicitar a avaliação com o médico e aguardar o setor de regulação entrar em contato para buscar a guia autorizada e o encaminhamento para realizar o procedimento.