Prefeitura realiza processo de implementação do novo medicamento contra a malária

Quatro unidades de saúde em Porto Velho passam pela implementação do teste e uso da Tafenoquina

240

Um novo medicamento para tratar a malária tipo vivax será disponibilizado em breve pela rede municipal de saúde em Porto Velho. A Tafenoquina vem como opção à Primaquina em determinado grupo de pacientes acometidos pela doença. O medicamento de dose única já foi aprovado e implantado pelo Ministério da Saúde (MS).

Para que seja disponibilizado ao público, é necessário obedecer a algumas etapas. Uma delas é a capacitação dos profissionais de saúde que vão prescrever o remédio aos pacientes, e isso já está sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Atualmente, o município está na fase de implementação do teste de G6PD e uso da Tafenoquina. Esse trabalho acontecerá nas Upas Leste e Sul, Policlínica Ana Adelaide e no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), onde a Prefeitura tem um laboratório para realizar exames de malária.

“Nós já iniciamos a implementação no Cepem. As Upas Leste e Sul e a Policlínica Ana Adelaide estão em fase de preparação”, explica a técnica do agravo da malária da Semusa, Rosilene Ruffato.

IMPORTÂNCIA

Sobre a importância do novo medicamento, Rosilene explica que se trata da primeira linha de tratamento (em substituição à Primaquina) junto à cloroquina, em pacientes com monoinfecção de malária por P. Vivax, com idade igual ou superior a 16 anos, não gestantes ou lactantes e com atividade documentada de G6PD igual ou superior a 6.1U/gHb, conforme recomendações.

A implementação é uma proposta do MS para os municípios de Porto Velho e Manaus (AM), devido à alta taxa de malária nas duas capitais, e por conta dos estudos que apontam a grande eficácia do medicamento no combate à doença.

ACOMPANHAMENTO

Esse processo que iniciou em setembro será concluído no prazo de um ano, com a previsão de 16 mil pacientes incluídos, após ações realizadas em unidades de saúde de alta complexidade. Em caso de situações adversas associadas ao uso da medicação, os profissionais de saúde devem fazer a notificação à Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) por meio do sistema VigMed.

TREINAMENTO

Profissionais que ainda não passaram pela capacitação podem buscar o treinamento on-line clicando aqui. As orientações serão repassadas pela médica Mariana Vasconcelos quanto a prescrição da nova droga para o tratamento da malária vivax, enquanto durar o processo de implementação da Tafenoquina e do Teste de G6PD.

Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais e Pedro Bentes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)