Governo do Estado entrega quatro ônibus para transporte de estudantes em Ji-Paraná

284

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entregou três ônibus escolares e um interestadual para a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Ji-Paraná, na quinta-feira (19), com objetivo de garantir assistência ao município e a região Central do Rondônia. A ação faz parte do comprometimento do Estado com a qualidade do ensino, mesmo diante do atual cenário pandêmico.

Além da aquisição e entrega de veículos escolares, o Estado reformou as escolas estaduais, ampliou as medidas protetivas, como a distribuição de 1,2 milhão de máscaras de tecido tripla camada aos membros da comunidade escolar, protetor facial aos professores e termômetros para as escolas.

Os ônibus entregues na CRE de Ji-Paraná serão destinados a duas escolas militares: Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM IV (antiga escola Júlio Guerra), e CTPM VI (antigo Lauro Beno) e um ficará a disposição da Coordenadoria Regional de Educação. “Essa é uma sequência dos investimentos feitos pelo governo do Estado, já que no último dia 14, cerca de 25 ônibus foram entregues na Capital do Estado [Porto Velho]. Aqui em Ji-Paraná nós estamos fazendo os repasses de três ônibus para regional da CRE, sendo três escolares e um interestadual para atendimento a 22 mil estudantes e os escolares a 1800 alunos”, explicou o secretário de regional executivo da Casa Civil, Everton Esteves.

Para a coordenadora da CRE, Rosângela Marum, o acesso à escola é o caminho para atingir um grau maior de escolaridade e uma graduação superior, que são fatores essenciais para o acesso ao mercado de trabalho e ao desenvolvimento do capital intelectual. “A sociedade, exige nível crescente de qualificação, e isso depende de alguns fatores, entre eles o transporte escolar. Esses ônibus têm como finalidade prestar apoio aos projetos escolares da rede estadual de ensino como: aulões, busca ativa, aulas práticas, excursões, além de atender aqueles alunos que não têm condição para se deslocarem quando forem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Vamos aproveitar bastante, é de grande valia”, destacou.

O estado de Rondônia tem hoje a 6ª melhor educação do País e a primeira do Norte do Brasil. Resultados, que traduzem um novo modelo de gestão do governo Marcos Rocha, que retomou com atividades presenciais no estado de Rondônia no último dia 9 de agosto, para 48 mil estudantes, dos 195 mil matriculados na Rede Estadual de Ensino, que estavam com aulas suspensas desde março de 2020 por causa do estado de calamidade pública causado pela pandemia do coronavírus.

O reinício das atividades nas escolas faz parte da execução do Plano de Retorno, elaborado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em cooperação com os órgãos de controle e outras entidades públicas e civis organizadas. “Como bem preconiza a Lei Magna toda criança tem direito à educação, no entanto, para que esse direito seja considerado e para que a criança consiga ter educação de qualidade depende de vários fatores, sendo que o transporte escolar é um dos mais importantes. Sabe-se que diversos municípios são e estão desprovidos de frotas próprias para atender a demanda de alunos, daí a importância dessa grande parceria com o governo do Estado, em priorizar a educação em Rondônia”, declarou o secretário regional executivo da Casa Civil, Everton Esteves.