TRÂNSITO | Novos equipamentos vão melhorar a eficiência nos semáforos em Porto Velho

Sensores vão ajustar automaticamente o fluxo de acordo com as demandas em locais específicos

119

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) recebeu, na terça-feira (17), os novos equipamentos de sinalização. São os controladores semafóricos com tecnologia de sensores veiculares para vias sincronizadas.

Esta nova tecnologia é uma inovação presente em apenas alguns municípios do país. Os equipamentos têm sensores de detecção de presença e quantidade de veículos, e são utilizados para adequar locais de trânsito elevado, ajustando o tempo da abertura do semáforo à demanda existente naquele local e naquele momento.

A tecnologia destes equipamentos vai fazer com que a Semtran diminua as filas indesejadas nos cruzamentos que possuem trânsito elevado em horários específicos, tal como nos horários de pico.

Nos locais onde os equipamentos serão instalados, os tempos de abertura dos semáforos pré-programados se ajustarão à demanda existente. A tecnologia permite detectar, em tempo real, a quantidade de veículos em cada sentido do cruzamento e, através de algoritmos embarcados nos controladores eletrônicos, dividir de forma mais eficiente e instantânea a distribuição de tempo para cada um dos sentidos.

O primeiro ponto que terá a tecnologia implantada será o cruzamento da Avenida Rio Madeira com Avenida Tiradentes, no bairro Rio Madeira. As obras de implantação, testes e validação serão concluídas em até 90 dias.