Hugo Calderano perde para Dimitrij Ovtcharov e está eliminado no tênis de mesa

Brasileiro abre 2 a 0, mas sofre a virada contra alemão e se despede do torneio individual em Tóquio

284

O brasileiro Hugo Calderano foi derrotado nesta quarta-feira pelo alemão Dimitrij Ovtcharov por 4 a 2, parciais de 7/11, 5/11, 11/8, 11/7, 11/8 e 11/2 e está eliminado da chave de simples das Olimpíadas de Tóquio. Cabeça de chave número 4 da competição, o brasileiro chegou a abrir 2 a 0 e 8/4 no terceiro set, mas acabou levando a virada.

Constante, agressivo e concentrado, Hugo Calderano não deu chances para o alemão nas duas primeiras parciais e início da terceira. Ali, o alemão fez uma sequência de sete pontos seguidos, e virou um set de 4-8 para 11-8. O jogo tomou uma outra forma a partir de então e Dmitrij passou a dominar os embates, vencendo três parciais consecutivas.

Quando chegou às quartas de finais, com duas vitórias obtidas na terça-feira, Hugo Calderano já tinha superado o melhor desempenho da história do país na modalidade. Até então, as oitavas de final do próprio Hugo em 2016 e de Hugo Hoyama em 1996 eram os principais resultados.

Hugo Calderano, do Brasil, contra Dimitrij Ovtcharov, da Alemanha, no tênis de mesa — Foto: Jung Yeon-je/AFP

Hugo é o cabeça de chave número 4 da competição, enquanto o alemão é o sétimo favorito. Segundo as estatísticas oficiais, o alemão tinha vencido o brasileiro nas três vezes que tinham se enfrentado.

O ginásio, claro, estava vazio, afinal, o público na cidade de Tóquio está proibido nas Olimpíadas. Mas toda delegação de tênis de mesa do país, além de membros do Comitê Olímpico do Brasil (COB) estavam presentes e incentivaram o brasileiro.

O primeiro set foi todo do Calderano, com 11-7. Agressivo e cometendo poucos erros, o brasileiro dominou o placar a partir do 5×5 e fechou a parcial. No segundo set, Calderano seguiu embalado e chegou a abrir 6 a 2, depois aumentou a vantagem e fechou 11 a 5.

A terceira parcial parecia ir pelo mesmo caminho, Hugo abriu 4 a 2, depois chegou a fazer 8 a 4. Ao perder três pontos seguidos, pediu tempo técnico e parou a partida. De nada adiantou, e o alemão fechou em 11 a 8. O quarto set foi todo do alemão, que liderou desde o início, fez 11/7 e empatou a partida.

No quinto set, Hugo voltou para a partida. Abriu 7 a 1 no início (contra um alemão, por ironia), voltando com a agressividade do começo do jogo. Mas o alemão conseguiu a virada para 11/8. O sexto set foi amplamente dominado pelo germânico, que fechou em 11/2.

Hugo Calderano segue em Tóquio para a disputa da competição por equipes. A partir de domingo, ao lado de Gustavo Tsuboi e Victor Ishiy joga a competição na qual o país é cabeça-de-chave número 6. A estreia é contra a Sérvia.